Estado lança ‘Primeira Infância’ com ações e construção de 100 creches


 O governador João Azevêdo (Cidadania) lançou nesta segunda-feira (8), em solenidade no Palácio da Redenção, o programa ‘Primeira Infância’, que envolve uma série de ações para proteção às crianças entre 0 e 6 anos. Entre as medidas estão a construção de 100 creches nos municípios.

O programa envolve quatro eixos estruturantes: cuidado materno-infantil; cuidado com a convivência familiar e comunitária; cuidado com a diversão e cuidado com o desenvolvimento.

A construção de creches foi definida após estudo feito pelo Governo mostrar que muitos municípios não dispõem deste tipo de equipamento. Serão construídas 56 creches para até 50 crianças, além de 44 para até 100 crianças. Os critérios adotado será os municípios com menor percentual de crianças em creches e menos de 50% das crianças atendidas pelas creches.

“Esse não é um programa de construção de creches, mesmo com maior volume de recursos sendo absorvido pelas creches. Esse é um programa integrado, que trará saúde, laboratórios através da Secretaria de Educação, atividades esportivas e de meio ambiente, com plantação de mudas, implantação de hortas nestes espaços. É um programa que é voltado para a cidadania, para que desde os primeiros anos a criança tenha a compreensão de que há um estado cuidador, que protege”, explicou o governador.

O programa envolve ações das Secretarias de Desenvolvimento Humano, Educação, Saúde, Esportes. “Nos orgulha quanto gestor público, nesse processo de retomada, poder lançar um programa como esse, que tem um foco extraordinário, que é a primeira infância”, pontuou o governador.

O secretário de Estado da Saúde, Geraldo Medeiros, explicou que a proposta é fortalecer os cuidados na rede de atenção básica através do programa ‘Saúde na escola’, com ênfase na relação mãe-filho. “Propiciando à mãe trabalhadora, valorizando, que ela esteja tranquila deixando seu filho na creche e indo trabalhar”, afirmou.

MaisPB



FALA PARAÍBA-BORGES NETO

Comentários