Governo projeta finalizar regulamentação do passaporte da vacina nesta semana


 O Governo do Estado pretende finalizar ainda essa semana a regulamentação do passaporte da vacinação. O documento deve trazer restrições para as pessoas que ainda não fecharam o ciclo vacinal contra Covid-19.

A lei que institui o passaporte da vacina na Paraíba foi publicada no dia 14 de outubro deste ano. Passados 26 dias desde a publicação, a regulamentação da lei ainda deve passar por mais discussões antes de ser sancionada e publicada no Diário Oficial. A expectativa, no entanto, é que essa regulamentação seja publicada ainda nesta semana.

“Está na dependência do governador do estado. Já discutimos. Nesta semana ainda vamos analisar e definir totalmente a regulamentação do passaporte” afirmou o secretário de Saúde do Estado, Geraldo Medeiros, em entrevista ao Portal MaisPB.

Segundo Medeiros, o passaporte deverá ser exigido em ambientes como bares, restaurantes e shows. Na carteirinha, no entanto, precisa constar que a pessoa recebeu as duas doses da imunização, ou seja, que esteja com o ciclo vacinal completo.

“Nós já analisamos a efetivação e a regulamentação do passaporte vacinal. A secretaria Estadual de Saúde está tratando justamente com o governador sobre esse tema. Isso trará uma efetivação da lei que já está em vigor e precisa apenas ser regulamentada. Esperamos a exigência da primeira e segunda dose para adentrar espaços como bares, restaurantes e shows”, disse Geraldo.

De acordo com o secretário, a medida vai contribuir para ampliação da cobertura vacinal na Paraíba, já que aproximadamente 700 mil pessoas ainda estão com o ciclo incompleto, ou seja, ainda não buscaram a d1 ou a d2 ou o reforço no caso das pessoas que já têm direito a essa dose extra.

“Isso vai permitir e estimular os paraibanos e paraibanas que ainda não se vacinaram com a segunda dose ou aqueles retardatários que ainda não se vacinaram com a primeira dose. Estamos com a vacinação avançada, há a necessidade de que esses aproximadamente 700 mil paraibanos que não receberam a segunda dose se dirijam à sala de vacinação, para receberem. Somente com a segunda dose você estará protegido na sua integralidade em relação a doença da covid-19” explicou o secretário.

MaisPB




FALA PARAÍBA-BORGES NETO

Comentários