Infectologista revela que pacientes abandonaram tratamento contra tuberculose e HIV durante pandemia em João Pessoa: "importante voltarem"


O infectologista e diretor do Hospital Clementino Fraga, Fernando Chagas, revelou  que muitos pacientes abandonaram o tratamento contra tuberculose e HIV e os testes durante a pandemia do coronavírus em João Pessoa. Ele relatou a importância desses pacientes voltarem a se cuidar.

"É importante as pessoas voltarem a cuidar. Em casos de tuberculose e HIV aqui no Clementino Fraga houve abandono do tratamento. A gente ficou dois anos sem fazer exames de HIV, mesmo não tendo interrompido o atendimento a esses casos", alertou o infectologista e diretor do hospital.

Fernando Chagas lembra que é importante se proteger contra o coronavírus, mas sem perder a atenção nos cuidados com outras doenças, fazendo os exames de rotina.

Arboviroses

O médico também destacou ao ClickPB que a pandemia fez muita gente relaxar no combate ao Aedes egypti. O infectologista informou sobre o agravamento da situação da dengue e chikungunya com a falta de cuidados em casa, na eliminação dos focos do mosquito. "Durante a pandemia, houve explosão de casos de dengue (100%), chikungunya (300%), quando as pessoas relaxaram os cuidados com as arboviroses e por conta da pandemia muita gente não cuidou de combater o Aedes egypti", disse ele.

Festas de fim de ano

Em relação às festas de fim de ano e o coronavírus, Fernando Chagas disse que é preciso "ver como vai ficar até lá. Como na Europa está um estouro de casos, tem que ver como isso vai refletir aqui no país. Temos 40% de não vacinados, são milhões de pessoas no Brasil. Quem está com as duas doses têm mais segurança", alertou

CLICKPB 





FALA PARAÍBA BORGES NETO 

Comentários