Laboratório Central de João Pessoa realiza, em média, 65 mil exames por mês

 


A Prefeitura de João Pessoa, por meio da Secretaria de Saúde, disponibiliza para a população um serviço próprio de análises clínicas laboratoriais. O Laboratório Central (Lacen) do município realiza exames clínicos de baixa complexidade, atendendo em torno de 500 pessoas por dia e realizando, em média, 65 mil exames por mês. De janeiro deste ano até a última sexta-feira (12), foram realizados 953.842 exames.

O Lacen funciona como uma rede de laboratórios. Além do prédio principal, localizado na Policlínica Municipal de Jaguaribe, conta com outras nove unidades localizadas nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), hospitais municipais, Policlínica do Cristo e 25 postos de coleta espalhados nos cinco distritos sanitários.

Através do Laboratório, a população tem acesso a exames bioquímicos, hematológicos, exames hormonais, marcadores tumorais, marcadores de fase aguda, marcadores da coagulação, dosagem de eletrólitos, exames imunológicos, culturas microbiológicas, exames de urina, exame parasitológico de fezes, entre outros. Ao todo, são ofertados 97 tipos de exames.

“Cerca de 70% dos diagnósticos médicos são dados após a verificação dos resultados dos exames clínicos laboratoriais. Então, ter um laboratório público onde possa realizar os exames solicitados pelo médico é de extrema valia para o paciente. Principalmente se esse é um laboratório que oferta os principais exames para o diagnóstico e monitoramento das patologias. Aqui no Lacen trabalhamos com tecnologia de ponta na realização dos exames, rapidez e fidedignidade na liberação dos resultados, prezando pelo tratamento humanizado aos pacientes”, destaca o diretor do Laboratório Central do Município, Rafael Travassos.

Para ter acesso ao serviço prestado pelo Lacen, o usuário é atendido na Atenção Básica, pela sua unidade de saúde de referência. Com os exames solicitados pelo médico, será agendado, na própria unidade, o dia e local onde será realizada a coleta. Após a coleta nos postos específicos, a amostra será encaminhada à sede do laboratório para ser analisada pela equipe especializada.

“Alguns pacientes têm suas coletas de amostra realizadas diretamente no Lacen JP, sem a necessidade de agendamento, como é o caso de idosos, gestantes e diabéticos, que vão realizar a determinação da glicemia pós-prandial e teste de tolerância oral à glicose”, explica o diretor do Lacen.

Laís Martins, 18 anos, é uma dessas pacientes. Gestante, ela realiza seus exames de rotina diretamente no laboratório. “Eu me sinto muito segura e confortável com a equipe daqui, sempre sou muito bem atendida e recebo os meus resultados em tempo, só tenho elogios ao serviço e fico muito feliz por ele existir”, comentou a estudante.

É na sede do Lacen onde são realizadas as análises de todas as amostras coletadas. O serviço conta com equipamentos de última geração para processamento e análise de uma equipe especializada composta por 60 profissionais entre bioquímicos, biomédicos, técnicos de laboratório, técnicos de enfermagem, farmacêuticos e outros.

“E estamos buscando melhorar cada dia mais para ampliar nosso serviço e o cuidado prestado à população”, conclui Rafael Travassos. O Laboratório Central do Município funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h.

Secom jp




FALA PARAÍBA BORGES NETO 

Comentários