“Precisamos focar na atenção primária”, diz Geraldo sobre prevenção na saúde

 

O país precisa focar na atenção primária na saúde, segundo o secretário Geraldo Medeiros, que participa na manhã desta quarta-feira (10) de oficina do Ministério da Saúde sobre o programa Previne Brasil. O evento conta ainda com a presença do ministro Marcelo Queiroga.

O programa Previne Brasil é um novo modelo de financiamento que altera algumas formas de repasse das transferências para os municípios, que passam a ser distribuídas com base em três critérios: capitação ponderada, pagamento por desempenho e incentivo para ações estratégicas.

“É um programa importante que utiliza a atenção primária – que é a essência do SUS – e que foca na prevenção das doenças e não em somente tratá-las”, destacou Geraldo Medeiros.

O secretário lembrou que a humanização do atendimento é essencial e que “essa é uma visão que está sendo implementada no país aos poucos”. “A humanização tem que ser feita a partir da capacitação de seus servidores”, salientou.

Geraldo também destacou a necessidade de tirar o foco dos hospitais nos investimentos públicos e lembrou que o Brasil é um país cuja população está envelhecendo além de haver um grave problema de obesidade infantil. “Temos que evitar a ideia ‘hospitalocêntrica’ de só pensar em hospitais e precisamos fazer a prevenção das doenças. Essa oficina tem esse objetivo, sobre a importância da atenção primária para evitarmos que surjam as doenças crônicas”.

MaisPB


FALA PARAÍBA-BORGES NETO

Comentários