Prefeitura de Queimadas lança o Circuito de Cicloturismo Cidade das Pedras

 

A Prefeitura Municipal de Queimadas-PB realizou na noite de ontem (19), o coquetel de lançamento do Circuito de Cicloturismo Cidade das Pedras, o novo produto turístico queimadense. O evento aconteceu no Centro Cultural Phillus Haus e contou com a presença da imprensa, gestores de turismo de diversos municípios paraibanos, de representantes do trade turístico, empreendedores locais e representantes dos grupos de pedal da região.

Com 155 km de extensão e situado exclusivamente no território queimadense, o Circuito de Cicloturismo Cidade das Pedras é o maior do segmento no estado da Paraíba e foi elaborado com o objetivo de melhor atender aos ciclistas que percorrem o município em busca de aventuras e fortalecer a cadeia produtiva do turismo local.

Ele possui 98% do seu percurso em área rural e contempla os principais atrativos turísticos naturais, culturais e gastronômicos de Queimadas, a exemplo da Pedra do Bico, Pedra da Jaca, Itacoatiaras dos Macacos, Centro Cultural Philus Haus, entre outros.

O projeto foi elaborado pela Secretaria Municipal de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer (SECULT) em parceria com a empresa especializada Rebelk Consultoria de Turismo, e prioriza a aventura, o contato com a natureza, a segurança e a mobilidade do cicloturista.

Todo o trajeto do circuito recebeu a sinalização para ciclismo de acordo com as normas ABNT e os aventureiros terão à sua disposição o aplicativo de auto guiamento “Cicloturismo Queimadas“, com uma série de recursos: mapa ilustrado do circuito, passaporte do cicloturista, plano altimétrico, informações técnicas sobre o grau de dificuldade e de esforço físico, além dos pontos de apoio organizados para o seu acolhimento.

O prefeito de Queimadas, Carlinhos de Tião, destacou a vocação do município para a atividade esportiva e o impacto desse novo produto turístico para o desenvolvimento da economia queimadense, especialmente nas localidades que dispõem de pontos de apoio, serviços e produtos para consumo do público cicloturístico.

“Acreditamos que esse circuito de cicloturismo será um impulsionador do turismo na nossa cidade. Ao longo do percurso nós temos diversos equipamentos turísticos empreendimentos que serão contemplados com a atividade turística. A nossa ideia é fortalecer a cadeia produtiva para que todos cresçam juntos”, destacou o prefeito. A gerente executiva de Turismo do Governo do Estado da Paraíba, Alessandra Lontra, esteve presente no lançamento do Circuito e parabenizou a gestão municipal pela iniciativa inovadora.

“Foi uma surpresa muito grata participar desse evento e ver todo o trabalho que foi desenvolvido. Os hábitos do consumidor de turismo mudaram, estão sendo muito procurados os destinos que priorizam a contemplação da natureza e Queimadas é um município com muitas riquezas naturais. Acredito que esse circuito de cicloturismo vai atrair muitas pessoas para conhecer essas belezas e gerar renda para várias famílias. Parabéns Queimadas por ter tido essa visão empreendedora”, pontuou Alessandra Lontra.

O pedal de inauguração do Circuito de Cicloturismo Cidade das Pedras será no dia 28 de novembro, às 7h, saindo do ponto inicial do percurso, que é o novo Mercado Público de Queimadas-PB. A Prefeitura de Queimadas e SECULT convidam todos os ciclistas e grupos de pedal da região para participar desse momento histórico para o turismo e o esporte do município.

BASTIDORES DO POLITICA



FALA PARAÍBA-BORGES NETO

Comentários