Sebrae e Governo do Estado inauguram Centro de Referência da Renda Renascença que irá beneficiar mais de três mil rendeiras da região

 


Com um desfile da coleção #SomosTodosParaíba, resultado da consultoria ministrada pelo estilista Ronaldo Fraga e inspirada na obra do artista plástico Flávio Tavares, além de show da cantora Sandra Belê, foi inaugurado nesta quinta-feira (25) o Centro de Referência da Renda Renascença (CRENÇA) em Monteiro. A gestão do equipamento, que irá beneficiar mais de três mil rendeiras na região, ocorrerá de forma compartilhada entre o Sebrae Paraíba, Governo do Estado e Prefeitura Municipal de Monteiro.

Para o governador João Azevêdo, o CRENÇA irá fazer com que o mundo conheça ainda mais o Cariri paraibano, em especial o município de Monteiro, e o povo paraibano tenha cada vez mais orgulho da própria terra. “Será parada obrigatória de quem quiser comprar produtos extremamente tradicionais e de rara beleza”, ressaltou. A prefeita de Monteiro, Anna Lorenna Nóbrega, por sua vez, destacou a importância da parceria com o Sebrae para que a renda renascença tenha se fincado cada vez mais como destaque no artesanato paraibano.

O diretor técnico e administrativo do Sebrae Paraíba destacou que desde o ano 2000, com o projeto Pacto Novo Cariri, o Sebrae tem um olhar especial para a região, que começou a trazer as rendeiras para uma nova visão de negócio, com um desenvolvimento regional, integrado e sustentável. “Hoje, nós inauguramos uma nova etapa, pois o centro além de ser um local de referência para os novos negócios é também uma atração turística para a região, abrindo grandes perspectivas na economia de geração de renda”, destacou.

Já a gerente regional em Monteiro do Sebrae Paraíba, Madalena Arruda, apontou o CRENÇA como uma grande vitrine da renda renascença, a principal cadeia de artesanato do cariri paraibano. “Será também um grande portal de capacitação, inovação e tecnologia para o melhoramento da produção, do design e do modelo de negócio, além de todos os outros desdobramentos e atividades que esse centro pode proporcionar não só para a renda renascença, mas também sendo um vetor de conexão com outras atividades artesanais aqui na região”, completou.


O CRENÇA – O Centro de Referência da Renda Renascença, prédio histórico na cidade de Monteiro no Cariri Paraibano será, além de uma vitrine para a produção local do artesanato em renda renascença, um ponto de encontro das artesãs que poderão ali obter informações, orientações, cursos e oficinas. No local irá funcionar uma espécie de laboratório permanente de inovação e tecnologia para o desenvolvimento de produtos com a renda renascença, gerando melhoria da qualidade de vida para as mais de três mil rendeiras beneficiadas. Apesar da Casa ter sede em Monteiro, os outros municípios do arranjo produtivo estão também contemplados: Camalaú, Zabelê, São Sebastião do Umbuzeiro e São João do Tigre.

DE OLHO NO CARIRI



FALA PARAÍBA-BORGES NETO

Comentários