Beltrammi pede à população que se vacine contra Influenza mesmo com cepa nova em circulação: “Ajuda a proteger”

 

O secretário executivo de Saúde da Paraíba, Daniel Beltrammi, defendeu que as pessoas se vacinem contra o vírus Influenza mesmo com ela não garantindo cobertura à nova cepa que está circulando. O gestor disse que o imunizante ajuda a proteger mesmo de novas variantes do Influenza, como é o caso do H3N2 Cepa Darwin, causando formas mais leves da doença.

“A preocupação agora é a chegada de um novo agente infeccioso de via respiratória que é o Influenza H3N2 Cepa Darwin. Esta cepa vai trazer um desafio porque não era a cepa da vacina agora de 2021, a cepa de 2021 é a H3N2 Hong Kong. Mas, mesmo assim, estar vacinado é muito importante porque a vacina da Influenza te ajuda a se proteger mesmo de cepas que não estavam presentes”, disse.

O gestor deu ainda uma série de recomendações para os festejos de fim de ano. Usar sempre máscara e se confraternizar com os familiares em locais abertos e ventilados.

“Usar máscara. Não tem saída. Se você está com máscara fora de casa, mesmo o Influenza H3N2 não chega no teu nariz e na tua boca. Estamos na semana do Natal e na próxima o Ano Novo. Se a gente vai se reunir, sem banda, sem grandes festividades, o núcleo familiar deve fazer em ambiente aberto, portas e varandas abertas, sítios e fazendas. Estar de máscara quando não tiver comendo e não compartilhar copos e talheres”, concluiu

PB AGORA


FALA PARAÍBA-BORGES NETO

Comentários