EM BOA VISTA: Incra entrega casas para mais 14 famílias no assentamento José Jovem

 

Quatorze das 38 famílias do assentamento José Jovem, em Boa Vista, no Cariri paraibano, receberam, nessa segunda-feira (20), novas moradias construídas com recursos do Crédito Instalação na modalidade Habitacional. A área de reforma agrária tem 1.243 hectares e fica a aproximadamente 170 quilômetros de João Pessoa.

Apesar de o assentamento ter sido criado há cerca de nove anos, várias famílias ainda viviam em casebres feitos de taipa ou improvisados com galhos de árvores da caatinga e chapas de alumínio.

Desde o início do ano, o Incra na Paraíba já assegurou recursos da ordem de R$ 10,2 milhões para 300 famílias assentadas em diversos municípios do estado. Até os primeiros meses de 2022, a autarquia pretende construir aproximadamente mil casas em áreas da reforma agrária de todas as regiões da Paraíba.

O superintendente regional do Incra/PB, Kleyber Nóbrega, e técnicos da autarquia no estado acompanharam a entrega das casas ao lado dos agricultores assentados e de representantes da Associação dos Pequenos Produtores de Timbaúba e Araras (APPTA) – entidade credenciada pelo Incra para a elaboração e a execução das obras.

Moradias dignas

As casas construídas no assentamento José Jovem têm 42m2, sala, cozinha americana, dois quartos, um banheiro e lavanderia. São entregues com cerâmica tipo A, janelas com venezianas e banheiro com todos os acessórios. As famílias receberam ainda duas mudas de árvores para serem plantadas nas proximidades das casas.

Os próprios assentados gerenciam o dinheiro e acompanham todo o processo de construção das moradias, desde a escolha da planta da edificação, mediante acompanhamento técnico de entidade credenciada.

A construção das casas, com mão de obra preferencialmente local, está sendo supervisionada pelos técnicos da Divisão de Desenvolvimento e Consolidação do Incra/PB.

Crédito habitacional

O valor liberado para cada família, na modalidade habitacional do crédito instalação, é de R$ 34 mil.

O beneficiário terá prazo de três anos, a contar da data de liberação do crédito, para o pagamento em parcela única, com juros anuais de 0,5% e desconto de 96% do saldo devedor. Em caso de inadimplência, será cobrado o valor integral, mais juros e multa.

Ascom


FALA PARAÍBA-BORGES NETO

Comentários