Municípios do Cariri paraibano aderem ao projeto Telemedicina


Guarda Municipal de CG encerra 2021 com mais de quatro mil atendimentos ao público

 


Ao longo deste ano, a Prefeitura de Campina Grande desenvolveu um cronograma de ações, com o objetivo de melhorar as condições de vida da população, em todos os aspectos, e vem proporcionando condições favoráveis para uma boa prestação de serviços, nas secretarias, autarquias e órgãos ligados à gestão municipal. A Guarda Civil Municipal, que é vinculada à Chefia de Gabinete, tem desempenhado papel importante na implantação das políticas públicas de atendimento à população e, de janeiro a dezembro, realizou mais de quatro mil atendimentos ao público.

Durante 2021, a Guarda Civil Municipal acompanhou a modernização e atualização, por meio da participação de seus integrantes em cursos de aperfeiçoamento. O comandante, Rodolfo Emanuel Rodrigues Cabral; e o agente Rossilberto Moura Gomes, participaram, no Rio de Janeiro, do Curso de Instrutor de Tecnologias não Letais (Habilitação de Instrutores Multiplicadores), na Condor Tecnologias Não Letais.

Desta maneira, todos conhecimentos adquiridos pelos integrantes da Guarda foram transmitidos para os demais Agentes através do I Curso de Operador de Arma Não Letal da GCM/CG, ministrado pelos instrutores formados, possibilitando o uso do armamento não letal disponível, como o Spark e o spray de pimenta.
.
Recentemente, o prefeito Bruno Cunha Lima anunciou concurso público para a Guarda Civil, que vai dobrar o efetivo. Hoje, a GCM conta com 46 agentes ativos que, para realizar o serviço externo de rondas, utilizam três viaturas caracterizadas.

A Guarda Civil Municipal de Campina Grande, instalada em nova sede, na Vila do Artesão, conta com dois alojamentos (masculino e feminino) com banheiros, cozinha, recepção, almoxarifado, Setor Administrativo com sala de Coordenação, Gerência Administrativa e Gerência Operacional.

De acordo com o coordenador Rodolfo Emanuel Rodrigues Cabral, além de trabalhar nas ações internas/administrativas relacionadas à gestão do pessoal, as equipes da GCM também participam de importantes ações que compreendem apoio à segurança, ao patrulhamento ostensivo e escoltas, principalmente durante o combate à covid-19, nas campanhas de conscientização, distribuição de máscaras e fiscalização.

No tocante ao campo social, a GCM está trabalhando para a manutenção – inclusive com estudo de convênio a ser firmado com a Secretaria de Educação – do projeto ROPE – Rondas Preventivas Escolares, que consiste em executar o patrulhamento ostensivo realizado com automóveis e desenvolver um trabalho com a comunidade escolar, através de palestras, panfletagens e orientações.

O projeto atua no enfrentamento das causas geradoras de problemas relacionados à violência e à criminalidade nas escolas, promovendo ações permanentes de prevenção e combate às drogas e proteção da cidadania, atingindo, no ano de 2019 quase 1.000 alunos da rede municipal de ensino, sendo suspenso por conta da pandemia. Para 2022, a meta é abranger todas as escolas da rede municipal.

PB Agora



FALA PARAÍBA-BORGES NETO

Comentários