Gurjão:Saúde do homem tem atenção especial

 


Após realização de exames preventivos para identificação precoce de possíveis casos de câncer de próstata, promovida durante o “Novembro Azul” pela Secretaria de Saúde de Gurjão, os homens com mais de 40 anos que tiveram alguma alteração identificada nesses exames passaram por consulta com médico uroligista para atendimento individualizado. 


Durante todo o mês de novembro, uma série de atividades foi realizada pela secretaria para informar e chamar a atenção para a necessidade dos cuidados dos homens. Tudo isso acompanhado de concretização através de palestras, consultas e realização de exames. Nos dias 17 e 18 de novembro a secretaria fez a coleta dos exames PSA livre e PSA total para os homens com idade a partir dos 40 anos. Os resultados desses exames foram entregues no dia 30 de novembro em um evento acompanhado de café da manhã com distribuição de brindes e uma palestra com o médico do PSF Wendel Dantas sobre a saúde do homem, evento que marcou a conclusão da campanha Novembro Azul deste ano.


No último dia 04 de dezembro, a Secretaria de Saúde promoveu o atendimento médico de cada homem que recebeu o resultado do exame com qualquer tipo de alteração com o urologista Dr. Petrônio Eduardo para acompanhamento de cada caso e a indicação de seus respectivos tratamentos. 


Apesar do mês de novembro ser de referência para esse tipo de especialidade, a gestão municipal estende as atividades para um acompanhamento contínuo, por isso a importância da consulta com o urologista com aqueles que apresentaram qualquer tipo de alteração no resultado dos exames. Todos eles continuarão com o acompanhamento de seus casos garantidos pela Prefeitura de forma completa e gratuita.

Mais uma vez, a secretaria de saúde fez o seu papel. Durante todo o mês de novembro buscamos fazer uma campanha com ações concretas e conseguimos nosso objetivo, fornecendo cuidados aos homens de nosso município, um público que geralmente é difícil de ser alcançado pelas barreiras culturais criadas. Continuaremos firmes em nossa missão de levar atendimento em saúde para todos que dela precisam, independente de campanhas específicas – comemorou Patrícia Martins, secretária municipal de saúde.













FALA PARAÍBA BORGES NETO 

Comentários