Hospital de Trauma de João Pessoa realiza atividades especiais com crianças internadas

 

Com o objetivo de minimizar os efeitos da internação nesta época natalina, o Hospital Estadual de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena encontrou uma alternativa relacionada ao tema para as crianças internadas reunindo diversas atividades num kit cujas propostas visam diminuir a ansiedade dos pequenos.

Os kits são compostos por jogos natalinos interativos e lúdicos, contendo: palavras cruzadas, jogo dos 10 erros, caça palavras, desenhos para colorir, jogo da memória, quebra cabeça, desafios lógicos, bem como espaço para expor sensações.

Para a terapeuta ocupacional Danielle Souza, a aplicação do kit natalino permite manter e estimular os aspectos motores, cognitivos, como: raciocínio lógico, memória, atenção e a concentração. “É uma atividade muito importante para quebrar a rotina dentro do ambiente hospitalar. Dentro da ala de pediatria essas tarefas têm uma importância grande para ressaltar que a criança é um ser brincante, além de fazê-las se conectar com familiares”, ressaltou. 

Danielle explicou que cada kit foi pensado de forma individual, levando em consideração aspectos como idade e escolaridade. “Essas atividades visam colaborar com a organização do pensamento e fazer com que os pacientes tenham experiências novas e se sintam desafiados e mais confortáveis, mesmo não estando em seus lares e com todos os seus familiares”, esclareceu.

Segundo a chefe de Ações Estratégicas Especiais, Jaqueline Torres, o ambiente teve que ser fechado e os projetos suspensos para evitar aglomeração, contudo o acolhimento não pode parar, então outras alternativas de humanização tiveram que ser criadas. “Existem crianças que ficam internadas por um longo período na unidade de saúde, devido às gravidades das lesões, e o nosso objetivo é ofertar um ambiente acolhedor e o mais humanizado possível, por isso estamos passando leito a leito e fazendo trabalhos individualizados e personalizados. E tudo isso com segurança e responsabilidade, pois sabemos o momento delicado que estamos vivenciando”, explicou.
 

SECOM PB


FALA PARAÍBA-BORGES NETO

Comentários