Hospital Regional de Patos realiza 186 atendimentos e 11 cirurgias no fim de semana do Natal

 

O balanço de atendimentos no final de semana do Natal na Urgência e Emergência do Complexo Hospitalar Regional Deputado Janduhy Carneiro (CHRDJC), de Patos, mostra que, entre as 18h do último dia 24 até a meia-noite deste domingo (26), 186 pacientes deram entrada na unidade, dos quais 36 pessoas por causa de sinistros de trânsito. A unidade, que integra a rede estadual de saúde, realizou ainda 11 cirurgias, sendo 10 procedimentos de emergência e uma cirurgia eletiva.
 
O dia de maior movimento foi no domingo, quando aconteceram 94 atendimentos na Urgência e Emergência da unidade, seguido do plantão do sábado, quando foram atendidas mais 74 pessoas. Na sexta-feira, entre as 18h e a meia-noite, outros 18 pacientes deram entrada na unidade com demandas diversas. Comparando os dados do plantão deste final de semana com o anterior, houve uma queda de 1% nos atendimentos de urgência e emergência e um aumento de 9% nos sinistros de trânsito.
 
Das 36 pessoas que se envolveram em sinistros de trânsito, a maioria delas, ou seja, 33 pacientes se acidentaram com motocicletas. Houve ainda um caso envolvendo automóvel e outro sinistro de atropelamento. Oito pacientes tiveram que ficar internados para cuidados posteriores devido à gravidade dos ferimentos provocados pelos sinistros de trânsito. Dos pacientes que se envolveram em sinistros de trânsito, 30 eram do sexo masculino e outros cinco eram mulheres.
 
A maior demanda de acidentados foi oriunda da cidade de Patos, com 19 casos no total, seguida de Matureia, com três casos, e Coremas, com dois acidentados. As demais cidades registraram um caso cada uma, são elas: Cacimba de Areia, Catingueira, Conceição, Itaporanga, Piancó, Santa Luzia, São Bento, São José do Bonfim, São Mamede, Condado, Malta e de Olho D’água.
 
Na emergência, além dos casos envolvendo os acidentados, os demais motivos dos atendimentos da unidade neste final de semana foram de pacientes com dor abdominal, queda da própria altura, dor no peito, dificuldade de respirar, dor renal, agressão física, desmaio, queda de nível, contusão diversa/pancada, dor de cabeça, entre outros motivos. 
 
Das 11 cirurgias realizadas neste final de semana, quatro foram vascular, três cirurgia geral, a mesma quantidade de cirurgia ortopédica e ainda um procedimento urológico. 
 
 SECOM PB


FALA PARA\ÍBA-BORGES NETO

Comentários