Pular para o conteúdo principal

Ministério da Saúde sofre novo ataque de hackers na rede interna

 


O sistema informatizado do Ministério da Saúde sofreu um novo ataque de hackers nesta segunda-feira (13). A investida se iniciou durante a madrugada e, desta vez, sistemas internos como intranet, acesso ao e-mail corporativo e até mesmo a rede de telefonia estão fora do ar. A equipe de tecnologia da pasta tenta identificar o problema e acabar com a vulnerabilidade que permite o acesso indevido.

Informações obtidas com exclusividade pelo R7 revelam que os servidores foram surpreendidos com o bloqueio total dos serviços. Os funcionários da pasta não conseguem nem mesmo acessar usuários nos computadores para atualizar informações sobre a pandemia de Covid-19, avaliar informações de saúde em geral e atender a demandas dos estados.

O corpo de funcionários foi dispensado, por conta da imprevisibilidade de retorno dos serviços digitais. O site da pasta continua no ar, mas não pode ser atualizado. A suspeita é de uma tentativa de ataque de ransomware, em que hackers sequestram os dados do órgão-alvo e pedem pagamento de propina para liberar o acesso. Para evitar o acesso aos dados, os servidores de web podem ter o acesso a rede interrompidos pelas equipes de segurança da informação.

Em nota, a equipe de tecnologia do Ministério da Saúde informou que está reativando alguns sistemas gradativamente, e em segurança. “O Departamento de Informática do SUS informa que já restabeleceu a rede interna do Ministério da Saúde e o acesso a alguns sistemas como o SEI, porém está reativando a internet de todo o órgão de forma gradativa e segura. Com isso, o restabelecimento total do acesso à internet ocorrerá até o fim desta segunda-feira (13). O DataSUS comunicará após a conclusão da estabilização da internet de todos os sistemas da pasta.”

Comentários