Profissionais da APAE de Campina Grande fazem curso de equoterapia que melhora qualidade de vida de alunos

 


Aliar o contato com equinos ao tratamento fisioterapêutico é a fórmula usada pela equoterapia para tratar disfunções físicas e neurológicas de pessoas com necessidades especiais. Nesse sentido, a prefeitura de Campina Grande, em parceria com Associação Nacional de Equoterapian (Ande) viabilizou um curso para capacitar alguns profissionais da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Campina Grande (Apae-CG) no segmento. Atualmente, a Apae-CG atende a 466 pessoas, entre crianças, jovens e adultos.

 A capacitação, que acontece em Brasília, dura de oito a 15 dias. Até o momento, um equitador e uma psicóloga já passaram pela capacitação e, em janeiro, será a vez do fisioterapeuta da instituição passar pelo treinamento.

A Equoterapia é um método terapêutico educacional que utiliza o cavalo, numa abordagem multidisciplinar, nas áreas de saúde, educação e equitação, buscando o desenvolvimento biopsicossocial de pessoas com deficiência e/ou necessidades especiais.

“A Apae de Campina Grande é eternamente grata à primeira-dama Juliana, como também ao secretário de Educação, Raymundo Asfora Neto; por auxiliar o nosso trabalho, articulando a Fundação Edvaldo do Ó; e ajudar financeiramente na capacitação de mais uma equipe para Equoterapia. Com essa ação, iremos atender, semanalmente, 30 praticantes a mais”, disse Rosilene Silva Sousa, diretora da Apae-CG.

Para a primeira-dama, Juliana Figueiredo Cunha Lima, a formação contribue com o trabalho que a Apae desenvolve. “É uma realização não só pessoal, minha, enquanto cidadã, psicóloga e primeira-dama do Município. Mas, também, uma grande satisfação para a gestão do prefeito Bruno Cunha Lima, poder contribuir com a Apae. Ele, que sempre foi muito sensível à causa das Pessoas com Deficiência, quer fazer uma gestão voltada para a inclusão e a melhoria da qualidade de vida desse público. Me sinto imensamente feliz em poder ajudar”, disse Juliana.

Parceria                

No início do ano, a primeira-dama, acompanhada dos secretários Raymundo Asfora Neto (Seduc) e Cledson Rodrigues (Dinho), da Juventude, Esporte e Lazer; visitaram a Apae e firmaram uma pareceria, por meio da qual a Prefeitura vem realizando diversos benefícios na entidade. Um deles foi a instalação de equipamentos de academia popular, para a prática de exercícios, por parte dos pacientes e seus familiares. 

CLICKPB



FALA PARAÍBA-BORGES NETO

Comentários