Sumé: Éden visita escolas, vistoria obras e se prepara para o ano letivo 2022

 


O prefeito Éden Duarte acompanhado pelo secretário de Educação Bonílson Timóteo realizou visitas as escolas da zona rural e urbana, averiguando as obras e reformas realizadas.

Na escola de ensino integral Maria Leite Rafael, no bairro do Alto Alegre, o prefeito autorizou uma ampliação com construção de mais banheiros, vestiários e área de lazer. Também já adquiriu os ar condicionados e, no início do ano letivo 2022, todas as salas estarão climatizadas.

Na escola Zélia Braz, no bairro da Várzea Redonda, a cozinha está sendo reformada e o prefeito também autorizou a duplicação do número de salas de aula porque tem a intenção de igualmente implantar o ensino integral.

Na escola Presidente Vargas, próximo ao colégio estadual, o prefeito determinou algumas melhorias, sem alteração na estrutura por se tratar do prédio mais antigo do município que ainda comporta uma escola.

Por outro lado, o prefeito permanece na busca da liberação dos recursos na ordem de R$ 1.5 milhão, fruto de emenda do deputado federal Wellington Roberto junto ao FNDE, para construção de uma escola com seis salas de aula, onde funcionou o antigo parque infantil. Éden pretende entregar essa escola no próximo ano à comunidade.

Na zona rural, o prefeito e o secretário acompanharam as obras de ampliação da escola João de Sousa do sítio Conceição, orçada em mais de R$ 180 mil. A Escola funciona no sistema de nucleação e hoje atende 54 alunos de 04 a 13 anos de idade, com sala de Atendimento Educacional Especializado (AEE). Recentemente, alcançou o 1º lugar no município, na Prova Integra Educação PB e foi aprovada no Programa Protagonismo Juvenil do Governo do Estado com o Projeto “Horta na Escola”.

Em Pio X, em pleno vapor o Projeto PAIS, atuando inicialmente com aves (galinha) e em breve, alguns reprodutores de cabras, incluindo um reprodutor PO (puro de origem), permitindo que os criadores de cabras da comunidade, possam também utilizá-lo para reprodução. Dessa forma, a escola de campo coloca em prática todo o ensinamento da sala de aula, além de proporcionar melhoramento genético ao rebanho da região.

Além das escolas, toda a frota de transporte escolar está passando por revisão, de forma que, em se concretizando para 2022 as aulas presenciais, o município de Sumé já esteja totalmente preparado.

VITRINE DO CARIRI





FALA PARAÍBA BORGES NETO 

Comentários