Turismo: Sebrae Paraíba promove nesta quinta-feira (16) seminário sobre a Rota Cariri Cultural


Apresentar ao público as belezas e os atrativos turísticos do Cariri paraibano, movimentando a região e gerando novas oportunidades de negócio para toda a cadeia produtiva do setor. Essa é a proposta da Rota Cariri Cultural, que será tema de um seminário gratuito promovido pelo Sebrae Paraíba, nesta quinta-feira (16), voltado para empreendedores e gestores públicos que atuam no setor.

De acordo com a gerente regional do Sebrae em Monteiro, Madalena Arruda, o I Seminário Rota Cariri Cultural vai abordar o tema “Entre Pedras e Veredas, um Caminho Empreendedor”. As atividades serão realizadas das 9h às 11h, por meio de uma plataforma de videoconferência.

Segundo a programação, o evento vai contar com uma palestra de abertura, sobre o tema “Ecossistemas Criativos e Territórios Culturais”, que será ministrada pela gestora de turismo e economia criativa do Sebrae Paraíba, Regina Amorim. Em seguida, o consultor credenciado ao Sebrae, Ayron Kerlly, vai apresentar os resultados obtidos pela Rota Cariri Cultural por meio de um plano estratégico que foi executado ao longo de 2021.

Para também avaliar as ações desenvolvidas ao longo do ano, o evento contará ainda com apresentações curtas dos gestores de turismo de cada um dos 10 municípios participantes da Rota, que compartilharão os seus resultados com o público. Por fim, a gerente regional do Sebrae em Monteiro vai ministrar palestra sobre as expectativas e tendências da Rota Cariri Cultural para o ano de 2022.

“O nosso objetivo ao realizar o evento é acompanhar os resultados dos planos estratégicos que foram executados durante o ano de 2021, além de alinhar as nossas expectativas para 2022, com foco em um formato que esteja conectado com a economia criativa”, explicou Madalena Arruda.

A Rota – Criada em 2020 por empreendedores da região, a Rota Cariri Cultural surgiu a partir de uma capacitação promovida pelo Sebrae Paraíba para empreendedores que atuam no setor de turismo. Atualmente, o projeto conta com a participação dos municípios de Monteiro, Prata, Congo, São Sebastião do Umbuzeiro, São João do Tigre, Camalaú, Sumé, Coxixola, Caraúbas e Taperoá. Além deles, outros dois municípios, Ouro Velho e Serra Branca, estão em processo de integração, para que seus atrativos turísticos passem a fazer parte da Rota, acompanhada pelo Sebrae por meio de consultorias.

Para conhecer mais informações sobre a Rota Cariri Cultural e os municípios envolvidos, o público pode acessar o endereço http://rotacariricultural.com.br/. No site, é possível encontrar sugestões de roteiros, locais para hospedagem e alimentação, a história das cidades, além de contatos úteis para os turistas que desejam conhecer as belezas e as tradições do Cariri paraibano.

 BLOG DO BRUNO LIRA




FALA PARAÍBA BORGES NETO 

Comentários