IFPB aprova exigência do passaporte vacinal


 O Colégio de Dirigentes (CODIR) aprovou a obrigatoriedade do passaporte vacinal no âmbito do IFPB. A pauta foi discutida em reunião extraordinária na manhã desta segunda-feira (3), com a presença dos representantes do Órgão Colegiado. A medida visa garantir o retorno seguro às atividades presenciais, por meio do planejamento que vem sendo realizado pela Instituição, conforme Nota Pública, divulgada pela Reitoria nesta sexta-feira (31), na qual o IFPB já se posicionava favoravelmente à adoção do passaporte vacinal.

A pró-reitora de Ensino, Mary Roberta, destacou que a Instituição já tem autonomia, prevista na Constituição Federal para manter os procedimentos discutidos nas diversas instâncias institucionais, em especial no que se refere às atividades didático-pedagógicas. Ela anunciou, ainda, algumas alterações no protocolo de biossegurança devido a algumas mudanças na evolução da vacinação no Brasil, uma vez que atualmente todos os estudantes do IFPB correspondem à cobertura vacinal contra a covid-19. A idade mínima de ingresso no IFPB é de 13 anos.

Para a diretora-geral do Campus Mangabeira, Zoraida Arruda, a decisão tomada pelo IFPB expressa uma posição coletiva. “Não somos ilhas, as nossas ações perpassam algo muito maior e repercutem em outros lugares. Precisamos intensificar as campanhas de vacinação e exigir o passaporte vacinal”, reitera a diretora.

Por sugestão do diretor-geral do Campus Soledade, Adriano Melo, será formalizado um Grupo de Trabalho de Comunicação para criar campanhas educativas, com a intenção de conscientizar a comunidade sobre a importância da vacinação aliada a adoção dos protocolos desenvolvidos pelo IFPB com base em estudos científicos. O grupo será composto por membros do Codir e representantes da Diretoria-Geral de Comunicação Social e Marketing (DGCOM). No grupo, o Codir será representado pelos seguintes diretores-gerais de Campi: Zoraida Arruda, Campus Mangabeira; Sabiniano Araújo Rodrigues, Campus Santa Rita; Cláudia Rodrigues, Campus Areia; Abraão Batista, Campus Monteiro e Ronaldo Lima, Campus Patos. Como a criação do GT- Comunicação foi decidida durante a reunião, ainda não temos os nomes dos representantes da DGCOM.

Ao final da reunião o reitor Nicácio Lopes parabenizou a todos os participantes pelas reflexões a respeito do tema. “São reflexões muito convergentes. Fico feliz e orgulhoso pela linha que o IFPB seguiu desde o início deste drama. Trabalhando coerentemente em defesa da vida em todos os campi, mantendo sempre a postura de cidadania que devemos ter”.

 BRUNO LIRA



FALA PARAÍBA-BORGES NETO

Comentários