João Pessoa inicia vacinação de crianças contra a Covid-19 no domingo, e secretário confirma que não será exigida prescrição médica

 


A vacinação de crianças entre 5 e 11 anos será iniciada no próximo domingo (16), em João Pessoa, confirmou nesta segunda-feira (10) o secretário executivo de Saúde da capital, Luís Ferreira Filho. A Prefeitura  vai seguir o Plano Nacional de Imunização, e o primeiro lote será utilizado para vacinar crianças com deficiência permanente ou que tenham imunossupressão.

O secretário revelou que a Prefeitura realizará, no domingo, um evento chamado ‘Vacina no Parque, que vai ocorrer na Lagoa e na Bica.

Um segundo lote será utilizado para vacinar indígenas e quilombolas; no terceiro lote,  crianças que tem pessoas com grupo de risco em casa, idosos ou com  patologias, serão vacinadas; e em um quarto lote, será feita a  vacinação por ordem decrescente de idade.

Luís Ferreira confirmou que João Pessoa não irá cobrar prescrição médica para a aplicação da vacina, como pretendia o Ministério da Saúde.

“Fazemos vacina em criança há mais de 30 anos, nunca foi solicitado prescrição médica e não vai ser agora. A vacina para crianças contra a Covid-19 é segura e eficaz, não faz sentido pedir prescrição médica”, disse à Tv Cabo Branco.

Testagem

A Prefeitura de João Pessoa realizou cerca de 1500 testes de Covid-19 durante o fim de semana, após abrir a testagem em pontos da cidade. Cerca de 15% dos testes foram positivos.

“Conseguimos testar 1500 pessoas, 15% de positividade. A grande maioria assintomáticas, isso mostra a efetividade da vacina, pessoas positivas e assintomáticas, e mostra que precisamos manter a campanha de testagem em massa para separar o joio do trigo. A gente precisa que essas pessoas se isolem”, declarou o secretário.

BASTIDORES DA POLÍTICA-PB


FALA PARAÍBA-BORGES NETO

Comentários