João Pessoa planeja Carnaval 'nostálgico' com cinco bailes em substituição à festa na rua por causa da Ômicron


 A Prefeitura de João Pessoa e a Associação Folia de Rua planejam um Carnaval 'nostálgico' com a realização de cinco bailes em substituição à festa nas ruas, por causa da pandemia com a variante Ômicron do coronavírus. Nesta quinta-feira (7), o prefeito Cícero Lucena o cancelamento da festa em espaços abertos e a adaptação do pré-carnaval em locais fechados para que se tenha controle de público.

O presidente da Associação Folia de Rua, Sérgio Nóbrega, informou em entrevista ao programa Arapuan Verdade desta sexta-feira (7) que a ideia é atender as crianças, idosos, pessoas com deficiência e alguns bailes para o público em geral. As festas devem acontecer no Espaço Cultural, no bairro de Tambauzinho.

Saiba mais

"Não podemos ser propagadores de uma possível pandemia. Diante desse cenário discutimos e recebemos o convite do prefeito. Dialogamos com a secretária de Saúde, Margareth Diniz, junto com o prefeito e construímos esse encaminhamento de termos cinco bailes do folia de rua com a possibilidade de um festival de marchinhas que está em discussão a possibilidade de acontecer no Espaço Cultural", declarou o presidente da Associação Folia de Rua, Sérgio Nóbrega, conforme apurou o ClickPB.

Ainda segundo o presidente da Folia de Rua, o prefeito Cícero Lucena já conversou com o governador da Paraíba, João Azevêdo, para saber da viabilidade da festa ser realizada no Espaço Cultural. "Não vamos deixar de levar a alegria do Folia de Rua. O desejo de todos é levar para a avenida, mas vai ser reduzido respeitando a questão muito especial do Folia de Rua que tem bloco com pessoas com deficiência, bloco de crianças, dois blocos de idosos, são blocos para contemplar todo mundo."

Anúncio do prefeito

O prefeito Cícero Lucena anunciou, na manhã desta sexta-feira (7), que os eventos carnavalescos da cidade serão realizados em espaço restrito em 2022. O anúncio foi feito durante coletiva de imprensa no Centro Administrativo Municipal (CAM), em Água Fria.

"A Prefeitura tem trabalhado sempre com planejamento e responsabilidade. A chegada da nova cepa tem nos levado a ter maior cautela. Já há casos na Paraíba, a propagação dessa variante é rápida e achamos prudente levantar nossa preocupação no que se refere ao Folia de Rua e Carnaval Tradição. São eventos abertos, onde seria difícil qualquer tipo de controle. Conversamos com este setor e foi um consenso que deveríamos remodelar estas festividades", declarou Cícero, conforme acompanhou o ClickPB.

O primeiro espaço pensado pelo grupo para as festas foi o Espaço Cultural, cuja viabilidade será avaliada junto ao Governo do Estado. Os locais, datas e a programação oficial serão informados posteriormente.

O presidente da Liga do Carnaval Tradição de João Pessoa, Pedro Cândido, ressaltou que esta é a primeira vez que uma decisão tão importante é tomada de forma coletiva, envolvendo a Liga. "Esse entendimento é inédito na nossa história. Pela primeira vez a coisa não partiu de cima. Ele ouviu nossas propostas e acatou. Será um carnaval diferenciado e que vai ficar marcado", afirmou.

Estiveram presentes no anúncio os secretários municipais da Saúde, Margareth Diniz, do Turismo, Daniel Rodrigues, e o diretor da Funjope, Guga MoovJampa.

CLICKPB



FALA PARAÍBA-BORGES NETO

Comentários