Mais de 3 mil pessoas morreram na Paraíba em janeiro deste ano e estado tem o mês com maior número de óbitos da série histórica

 

Os reflexos da Covid-19 no organismo humano podem ser uma das principais razões para o grande aumento de óbitos em diversos países no mundo. Assim como no Brasil, a Paraíba teve o janeiro com maior registro de mortes desde a série histórica, iniciada em 2003. Em um levantamento feito, 3.143 pessoas morreram no primeiro mês deste ano.

O aumento é de 17% em relação ao ano de 2021, quando o estado teve 2.679 óbitos em janeiro. O número do ano passado já era maior que o do mesmo mês em 2020, período ainda antes da pandemia. Em janeiro daquele ano, 2.360 pessoas morreram na Paraíba, representando um percentual 13% menor que no ano seguinte.

Os dados foram obtidos pelo portal por meio do Portal da Transparência do Registro Civil, base de dados administrada pela Associação Nacional dos Registradores de Pessoas Naturais (Arpen), abastecida em tempo real pelos atos de nascimentos, casamentos e óbitos praticados pelos 7.658 cartórios de registro civil — presentes em todos os 5.570 municípios brasileiros.

No levatamento feito em nível nacional, as mortes por pneumomia cresceram de 12.745 em janeiro de 2021 para 21.718 neste ano. Também houve crescimento relacionado a óbitos por doenças do coração em janeiro deste ano na comparação com o primeiro mês do ano passado: AVC (20%), infarto (17%) e causas cardiovasculares inespecíficas (19%).

Ainda foi registrado aumento das mortes por septicemia (23%), síndrome respiratória aguda grave (SRAG) (9%) e indeterminada (9%).

 

Click PB


FALA PARAÍBA-BORGES NETO

Comentários