Técnicos da FUNASA vistoriam sistema Salta Z na zona rural do município de Sumé

 


A Prefeitura de Sumé em parceria com a Fundação Nacional de Saúde – Funasa – busca a ampliação na comunidade do sítio Feijão, Vila Lambedor no Assentamento Mandacaru, do sistema de abastecimento de agua conhecido por Salta-Z.

A Solução Alternativa Coletiva Simplificada de Tratamento de Água (Salta-Z), é um projeto desenvolvido pela Funasa e consiste em transformar água suja em água potável para consumo humano. No caso específico, está transformando a água do açúde público de Sumé, potável para aquela comunidade.

O sistema segue o princípio de sustentabilidade, utilizando materiais ecologicamente corretos e que custam, cerca de 25% menos que os modelos tradicionais.

A diretora do departamento de saúde ambiental (Desam), Débora Figueiredo Roberto destacou as boas e constantes parcerias com a gestão de Sumé, o pioneirismo da gestão municipal, enfatizando que o município é um dos poucos que buscou a Funasa para implantar o sistema

Na mesma oportunidade, acompanhada pelo engenheiro civil e assessor da Desam, José Antônio Ribeiro e Paulo de Barros Lyra, respectivamente, trataram com o prefeito Éden Duarte da elaboração do projeto que irá instalar em Sumé, via Consórcio Intermunicipal de Saúde do Cariri Ocidental, CISCO, o laboratório de análises de águas. Segunda ela, o benefício é imensurável, visto que haverá a oportunidade de se analisar a qualidade da água que se consome na região de maneira mais rápida, possibilitando providências mais eficientes.

Esse laboratório, orçado em aproximadamente R$ 4 milhões, foi um compromisso assumido pelo deputado federal Wellington Roberto e pelo presidente da Funasa, Miguel da Silva Marques em visita a Sumé no último mês de novembro.

Ainda segundo os técnicos, o CISCO se credencia mais uma vez para este novo convênio, pois é considerado pela Funasa um dos consórcios mais bem organizados e sucedidos da Paraíba. 

VITRINE DO CARIRI



FALA PARAÍBA-BORGES NETO

Comentários