O governador João Azevêdo entregou, nesta segunda-feira (28), a nova sede da Companhia de Processamento de Dados da Paraíba (Codata), que passa a funcionar no antigo Palácio dos Despachos, no Centro Administrativo Estadual, em Jaguaribe. A nova sede passou por uma série de reformas, tendo toda a sua estrutura modernizada e adequada para abrigar os diversos setores da Companhia. Foram investidos R$ 2,7 milhões nas obras.Na oportunidade, o chefe do Executivo ressaltou o esforço do estado para garantir a estrutura necessária e ampliar a oferta de serviços do governo digital aos cidadãos. “Nós estamos qualificando cada vez mais a tecnologia da informação para que possamos prestar um melhor serviço à sociedade. A Paraíba é o estado que mais oferece serviços digitais do Brasil, resultado de um esforço muito grande tendo em vista que implantamos desde 2019 o governo digital e para que tenhamos mais avanços se faz necessário ter uma estrutura adequada. Estamos ampliando os serviços, adquirindo datacenter para que a educação faça convênios com os municípios, disponibilizando para eles toda a nossa tecnologia”, explicou.
O presidente da Codata, Ângelo Giusepe Guido, afirmou que o novo prédio consolida os investimentos em tecnologia da informação feitos pelo governo. “Nós poderemos dar à população uma oferta muito grande de serviços, além de ser uma coroação para os servidores que terão uma estrutura moderna para potencializar o nosso trabalho. Nós temos a missão de prover serviços digitais, facilitando a vida do cidadão e, durante a pandemia, tivemos um papel fundamental para que as pessoas não tivessem interrupção nos atendimentos e vamos evoluir ainda mais”, pontuou.
A Codata funcionava na Avenida Barão do Triunfo, no Centro, e agora passa a ocupar o chamado Palácio dos Despachos, localizado no próprio Centro Administrativo. O local foi revitalizado e equipado para garantir a melhor funcionalidade.
A Codata celebrou 45 anos de fundação ano passado. A Companhia teve marcos importantes, principalmente pelo protagonismo assumido durante esse período de distanciamento social devido à Covid-19, que possibilitou que a população não sofresse solução de continuidade, uma vez que os mais diversos serviços do Governo da Paraíba foram digitalizados, bem como com a implementação de ferramentas como o PBDoc que otimizou a gestão e armazenamento de documentos, gerando economia de tempo e recursos públicos na tramitação de processos no âmbito da gestão estadual.
O governador João Azevedo, durante a entrega, destacou que é um marco no investimento em tecnologia, sustentabilidade e modernização para o desenvolvimento de programas que qualificam cada vez mais a tecnologia da informação no estado. Segundo ele, a Estratégia de Governo Digital da Paraíba dá total apoio às ações de modernização da máquina pública, contribuído com a política de transformação digital, seja com a ampliação da oferta de produtos e serviços, seja com o desenvolvimento de novas tecnologias.
Dentre os serviços digitais implantados pelo governo, por meio da Codata e outros órgãos da administração estadual, estão a Delegacia On-line, o PBDoc, Orçamento Democrático Estadual Digital, Monitora Covid, CNH e CRV digital e demais serviços do Departamento Estadual de Trânsito (Detran), Paraíba Educa, Jucep Digital, portal do cidadão e portal do servidor.
CLICKPB
FALA PARAÍBA-BORGES NETO
Comentários
Postar um comentário