Bebê chama atenção ao nascer com 2 dentes: ‘Condição rara’

 


Logo ao nascer, um bebê deixou os médicos e enfermeiros do hospital surpresos após revelar já ter dois dentinhos da frente. O caso aconteceu na cidade de Governador Valadares (MG).

A pequena Emanuelle chegou ao mundo no domingo (17), com 3,5 kg. Embora as boas condições de peso e saúde sejam importantes razões de celebração, a criança chamou a atenção de todos ao seu redor pelos dois pontinhos brancos na gengiva, que geralmente surgem em bebês já um pouco maiores, entre os cinco e sete meses de idade.

Em entrevista à Inter TV dos Vales de Minas, afiliada da TV Globo, a mãe Vitória Stefane Ramires confessou que foi pega de surpresa quando foi avisada logo após o parto que a filha já possui dois dentes.

“O médico falou comigo: ‘Olha, mãe, [Emanuelle] já tem dois dentes. Tá bom para comer carne’. Eu não acreditei, né? Fui e entreguei para minha irmã. A minha irmã estava em uma chamada de vídeo com o meu pai para mostrar ela. Aí, ela chorou. Assim que ela abriu a boca, a minha irmã olhou para mim assustada [e disse]: ‘Vitória, tem dois dentes’. E eu disse: ‘Mentira!’. Aí, ela me mostrou os dentes e fiquei impressionada”, relatou a mãe.

Consultada pela emissora, Gabriela Alvim, médica pediatra do Hospital Municipal de Governador Valadares, explicou que a curiosa característica de Emanuelle é incomum, já que a cada dois mil bebês que nascem no país, um vem com um dente. Mas, a criança mineira foi além das estatísticas e nasceu logo com dois.

“É uma condição um pouco mais rara. É um nascimento com dente a cada duas mil crianças nascidas. Aqui no [hospital] regional, nós temos um fluxo muito grande de partos, e eu presenciei pela segunda vez. Mas a equipe já presenciou algumas outras vezes esses nascimentos de crianças com dentinho”, disse Gabriela Alvim.

Apesar de estranho, a pediatra garantiu que o surgimento antecipado dos dois dentes da frente está longe de ser um problema para Emanuelle. No entanto, ela recomendou à família a buscar o auxílio de especialistas e monitorar atentamente o desenvolvimento da menina.

“Na alta [hospitalar], ela já vai para acompanhamento pediátrico e com a odontopediatra. Essa avaliação da odontopediatra inclui radiografia para poder saber se esse dente é extranumerário ou se é de leite mesmo. Se for um dente a mais, provavelmente tem que tirá-lo, que os outros vão nascer normalmente. Se for um dente de leite, a odontopediatra provavelmente vai acompanhar”, afirmou a médica.

Por outro lado, a mãe de Emanuelle, que também já tem um filho de dois anos, mostra-se eufórica com a novidade, mas está ciente das precauções que deverá ter nos próximos meses da filha.

“Ir mais cedo ao dentista, ter cuidado, pois o dente pode soltar e ela engolir. Então, vamos tomar os cuidados cabíveis com ela. Estou muito feliz”, disse Vitória.

EXPRESSO PB




FALA PARAÍBA BORGES NETO 

Comentários