Com os últimos detalhes definidos, Prefeitura de Santo André se prepara para iniciar montagem da estrutura da 5ª Festa da Cabra Rainha


 Aconteceu nesta segunda-feira (18), uma importante reunião com a comissão organizadora da 5ª Festa da Cabra Rainha – Exposição de Caprinos e Ovinos de Santo André/PB e a equipe da Associação Paraibana dos Criadores de Caprinos e Ovinos (APACCO), organização parceira da Festa da Cabra Rainha desde sua primeira edição. O encontro ocorrido na sede da Secretaria de Agricultura foi primordial para que o fechamento de detalhes fosse realizado e, assim, a parte prática de montagem da festa e exposições pudesse iniciar.

Santo André recepcionou na ocasião, o presidente da APACCO, Pedro Martins, o médico veterinário e coordenador do circuito APACCO, Renato Vaz, o superintendente da APACCO, Humberto, e representando o setor de comunicação da Associação, Vandicleide Barbosa, onde juntos puderam ajustar informações quanto ao evento. O secretário de Agricultura, Alex Barbosa, relatou que a meta de ocupação das baias para exposições foi atingida, alcançando 120 baias que contarão com cobertura, iluminação e internet, e mais de 400 animais participantes. Alex ainda frisou que através de parcerias com cidades da região caririzeira, foi obtido um total de 130 baias, um número que se eleva à meta.

Quanto aos torneios leiteiros, os mesmos terão a organização da EMPAER – mais uma grande parceira do evento. Haverá oito estagiários dos cursos de zootecnia e medicina veterinária atuando e a equipe de jurados ficará a cargo da instituição.

O presidente da APACCO expressou seu reconhecimento quanto à evolução e organização da Festa da Cabra Rainha, como também do produtor rural de Santo André. “Precisamos fazer o dever de casa. Fortalecer o consumo de leite de cabra e seus derivados é essencial para que aumentemos a comercialização de nossa produção”.

Uma das grandes novidades desta edição é que além do valor divulgado de 15 mil reais em prêmios, haverá também a premiação de 10 doses de sêmen para o produtor dono da Cabra Rainha, isto é, aquela que ganhar o torneio leiteiro, e serão sorteadas ainda mais 10 doses de sêmen entre os produtores do município de Santo André, uma doação do presidente da APACCO.

Em um consenso de toda a equipe, foi definido que a montagem das baias acontecerão nos dias 20 e 21 de abril, mobilizando mutirão envolvendo toda a comissão organizadora. O secretário de Agricultura, Alex Barbosa, enfatizou que a Festa da Cabra Rainha 2022 está sendo trabalhada para que seja um evento organizado e padronizado, desde o mapeamento das baias, identificação dos produtores com pulseiras oficiais, camisas e bonés oficiais para todos os envolvidos, seguimento à risca dos horários descritos na programação, refeições (café da manhã e almoço) dos produtores, além de estadia na Escola Municipal.

Estiveram presentes ao encontro os secretários Marcelino Cavalcante (Meio Ambiente), Graça Imperiano (Infraestrutura), Aldenice Farias (Desenvolvimento Humano e Social), o vereador Felipe Camilo, os médicos veterinários Valdemar Cavalcante e Syduane Morais, o engenheiro agrônomo Wellinghton Guedes, o presidente da ACRICOSA, Fausto Correia, e diversos produtores rurais do município.

DE OLHO NO CARRIRI





FALA PARAÍBA BORGES NETO 

Comentários