Evento educativo Paraíba da Dignidade Menstrual será realizado neste domingo

 

Uma ação educativa-cultural para enfrentar a desinformação e o tabu sobre a menstruação - Paraíba pela Dignidade Menstrual - será realizada neste domingo (24), às 18h, na Sala de Concertos Maestro José Siqueira, no  Espaço Cultural, em João Pessoa. 
 
O evento terá dois momentos, um com palestras sobre as temáticas da pobreza menstrual e suas consequências na vida de mulheres, homens trans e adolescentes e o outro com o show gratuito  da banda paraibana Gatunas, que lançará o novo disco Meu Corpo, Minhas Regras. A distribuição dos ingressos para o show será a partir das 16h no Espaço Cultural.  O evento e o show também serão transmitidos on-line pelo canal do Youtube da Secretaria da Mulher e da Diversidade Humana. 
 
O Programa Estadual da Dignidade Menstrual foi sancionado pela Lei Estadual nº 12.048 de 14 de setembro de 2021 e regulamentado pelo Decreto Estadual n° 42.093 de 20 de dezembro de 2021. Além da entrega dos absorventes, um dos objetivos desse programa é realizar ações educativas de informação sobre a saúde sexual e reprodutiva das mulheres. A secretária da Mulher e da Diversidade Humana, Lídia Moura explica que o evento será também de avaliação do programa com a presença da secretária de Saúde, Renata Nóbrega, o secretário Tibério Limeira (Desenvolvimento Humano) e a secretária executiva de Educação, Elis Regina Barreiro. 
 
Entre os temas abordados do evento, serão discutidas as questões da pobreza menstrual, os prejuízos para a saúde de adolescente na ausência de produtos de higiene menstrual; bullying e evasão escolar como consequências da pobreza menstrual e a pobreza menstrual enquanto violação de direitos humanos. 
“Será um momento importante de discussão sobre a temática com transmissão on-line numa perspectiva de garantirmos uma abordagem de direitos humanos, reprodutivos e de garantia da saúde sexual de meninas, mulheres e homens trans. É a primeira vez que o governo do Estado viabiliza uma ação deste porte para falar sobre menstruação, um assunto tabu que não está incluída na pauta da sociedade”, explica Lídia Moura. 
 
O segundo momento será de encerramento com show da banda paraibana Gatunas, que ganhou o troféu de Melhor Lançamento de MPB no Prêmio Dynamite de Música Independente 2021. O EP “Gata de Rua”, lançado em 2020, concorreu com outras 19 bandas de todo o país e foi o vencedor do júri popular, recebendo mais de 640 votos.

SECOMP B



FAL APARÁIBA-BORGES NETO

Comentários