Hospital de Trauma de João Pessoa realiza procedimento cirúrgico-endoscópico

 


Com a aquisição de novos aparelhos de endoscopia, por meio do Governo do Estado, o Hospital Estadual de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena, em João Pessoa, passou a realizar o procedimento de Gastrostomia Endoscópica Percutânea. A cirurgia endoscópica é minimamente invasiva, o que possibilita melhor recuperação e qualidade de vida dos pacientes mais debilitados. A técnica ainda permite que a nutrição, fluidos e medicamentos sejam colocados diretamente no estômago, sem passar pela boca e esôfago.


Segundo o diretor-geral do hospital, Laecio Bragante, o procedimento é realizado nos principais centros de saúde do mundo. O primeiro realizado no Hospital de Trauma foi em 9 de abril, em um paciente de 24 anos, com diagnóstico de disfagia secundário e paralisia cerebral. “O procedimento é realizado através de aparelho de endoscopia, com incisão menor que 1,5 cm na região abdominal. A partir dele, o paciente com disfagia, passa a receber o alimento diretamente no tubo alimentar e também permite a retirada de corpo estranho na via de alimentação”, salientou.

De acordo com o cirurgião endoscopista e coordenador do setor, Victor Andrade, esse procedimento ajuda a evitar problemas em pacientes já debilitados. “É seguro e eficaz, garantindo uma alimentação e nutrição adequadas para pacientes que não conseguem deglutir, possui alguma patologia como tumor na cavidade oral ou em pacientes neurológicos - que têm maior risco de broncoaspiração”, ressaltou.

Para Bragante, os investimentos do Governo do Estado têm beneficiado milhares de paraibanos, que necessitam dos serviços de saúde. “Neste mês, o hospital recebeu dois novos equipamentos de Endoscopia/Colonoscopia, além de Torre de Vídeo para realização de cirurgias assistidas por vídeo e um novo tomógrafo, o que garante mais eficácia e rapidez nos diagnósticos de doenças”, salientou.

O coordenador, Victor Andrade, lembra que os novos aparelhos de endoscopia possibilitam qualidade de vida para a população. “Os novos aparelhos adquiridos pelo Governo do Estado têm alta resolução e qualidade de imagem, a gente consegue tratar e diagnosticar diversas doenças da nossa rotina diária do hospital, como hemorragia digestiva, remoção de corpo estranho, possibilitando uma melhor saúde para nossa população”, frisou.
SECOM PB


FALA PARAÍBA-BORGES NETO

Comentários