Mais de 169 mil pessoas já enviaram declaração de imposto de renda 2022 na Paraíba

 

Faltando pouco mais de um mês para o fim do prazo para a entrega do Imposto de Renda de Pessoa Física (IRPF) 2022, mais de 169 mil pessoas já enviaram declaração para a Receita Federal.

O quantitativo foi divulgado em uma nova parcial da Receita Federal. Conforme os dados oficiais, o número de declarações feitas no estado até o momento corresponde a 1,04% do total recebido no Brasil.
São esperadas um total de 340.000 declarações na Paraíba, o que significa que 49,84% delas já foram enviadas.

O prazo para declarar o Imposto de Renda 2022 vai até 23h59h59s de 31 de maio de 2022. Quem ainda não declarou, pode realizar todos os procedimentos pelo site da Receita Federal.

Os contribuintes precisam ficar atentos com o prazo de envio da Declaração do Imposto de Renda de 2022. Quem perder o prazo paga multa de 1% ao mês sobre o imposto devido. O valor mínimo dessa multa é de R$ 165,74, podendo chegar, no máximo, a 20% do imposto de renda.
O valor da multa começa a contar no primeiro dia seguinte ao da data limite de entrega e termina sua contagem na data do envio da declaração ou, se não for entregue, na data do lançamento de ofício pela Receita Federal.

Além da multa, o contribuinte que não fizer a declaração enfrenta outras restrições. Inicialmente, é feita a inclusão do seu CPF em uma condição de irregularidade. Com isso, ele fica impossibilitado de fazer empréstimo em bancos ou prestar concurso público, por exemplo.

Neste ano, os contribuintes ganharam mais um mês para enviarem a declaração. O prazo, que ia até 29 de abril, foi prorrogado até 31 de maio. Quem tem imposto a pagar também poderá pagar a primeira parcela até o final de maio. As datas permitidas para a opção pelo débito automático da primeira cota passam a ser até 10 de maio. Já quem enviar a declaração depois dessa data terá que fazer o pagamento da primeira cota por meio de Documento de Arrecadação de Receitas Federais (DARF). As pessoas que tiverem imposto a pagar poderão parcelar em até oito vezes e o pagamento pode ser feito via Pix.

PB Agora


FALA PARAÍBA-BORGES NETO

Comentários