Nove médicos pedem demissão de hospital infantil em João Pessoa e unidade ‘congestiona’; prefeitura anuncia contratação de urgência


 Após denúncias de problemas no atendimento infantil no hospital especializado do Valentina, a Secretaria de Saúde de João Pessoa informou, nesta terça-feira (19), que nove médicos pediram demissão do hospital, o que teria gerado problemas na escala de trabalho.

O Sindicado dos Médicos da Paraíba apontou para denúncias de problemas no atendimento infantil do Hospital Infantil Municipal do Valentina,  com desfalque na escala de médicos pediatras.

No mês de abril, há escalas variadas incompletas em alguns plantões contando com três, dois ou apenas um pediatra, segundo o sindicato.

“Nos três casos, a quantidade de profissional é claramente insuficiente para atender a população, que busca o hospital que é referência no atendimento de urgência infantil e que é porta de entrada da rede de urgência e emergência”, diz.

O secretário de Saúde da capital, Luis Ferreira Filho, apontou que “neste momento a gestão está contratando, em caráter de urgência, novos médicos. Outrossim, enquanto a demanda é solucionada, foi determinada a reabertura imediata da ala pediátrica da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Valentina”.

“A SMS informa ainda que, desde a última terça-feira (12), o Hospital Infantil Arlinda Marques voltou a atender casos de síndrome gripal, colaborando diretamente na melhoria do fluxo de atendimento no Hospital do Valentina.”, declarou.

Leia o posicionamento da prefeitura na íntegra:

“A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de João Pessoa esclarece que, desde o início da pandemia, o Hospital Infantil Municipal do Valentina é referência no atendimento de casos que envolvem sintomas gripais em pacientes pediátricos. Devido à diminuição dos casos de Covid-19, a unidade passou a funcionar de forma híbrida, atendendo também outras enfermidades, o que acabou aumentando significativamente a procura por atendimento.

Visando resolver o problema, a SMS deslocou mais equipes para a unidade hospitalar, mas foi surpreendida com o pedido de demissão por parte de alguns médicos (nove ao todo), o que acabou gerando problemas com a escala de trabalho.

Neste momento a gestão está contratando, em caráter de urgência, novos médicos. Outrossim, enquanto a demanda é solucionada, foi determinada a reabertura imediata da ala pediátrica da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Valentina.

A SMS informa ainda que, desde a última terça-feira (12), o Hospital Infantil Arlinda Marques voltou a atender casos de síndrome gripal, colaborando diretamente na melhoria do fluxo de atendimento no Hospital do Valentina.

Luis Ferreira Filho,
Secretário da Saúde de João Pessoa.”

WSCOM



FALA PARAÍBA-BORGES NETO

Comentários