Revelando Campeões: Fundac realiza Desafio 2X2 de Futebol no CSE

 


O Projeto Revelando Campeões, da Fundação Desenvolvimento da Criança e do Adolescente “Alice de Almeida” (Fundac), levou uma nova modalidade esportiva para dentro das quadras das unidades socioeducativas do Estado: Desafio 2x2. A ação inovadora do setor de Esporte, Cultura e Lazer teve início na tarde dessa quarta-feira (27), no Centro Socioeducativo Edson Mota (CSE), e reuniu 30 adolescentes que cumprem medidas judiciais na unidade socioeducativa do Estado.
 
De acordo com Nilton Santos, coordenador de Esporte, Cultura e Lazer da Fundac, o torneio Desafio 2x2 é mais uma ação do projeto Revelando Campeões e trata-se de uma continuação do modelo de 1x1. “A modalidade já existe há algum tempo, mas ganhou mais notoriedade em todo país durante a pandemia do coronavírus e vem tomando grandes proporções, atraindo muitos torcedores e apaixonados pelo esporte”, disse.
 
“No Desafio 2x2, apenas três adversários se enfrentam em campo, sendo dois na linha de ataque e um no gol, promovendo uma competição de dribles, raça e improviso. As regras são basicamente as mesmas do futebol”, explicou Nilton Santos, lembrando que a proposta da atividade é ensinar a nova modalidade esportiva como forma de incentivar a convivência, como também a prática de lazer aliada ao aprendizado do esporte.
 
Milton Pereira, atleta e professor de Educação Física da Escola Cidadã Integral Socioeducativa, acredita que a nova modalidade de torneio de futebol é uma excelente iniciativa do setor de Esporte, Cultura e Lazer da Fundac. “O Eixo vem realizando um belíssimo trabalho e busca explorar o que os socioeducandos têm de melhor, dando assim uma ótima oportunidade de integração e ambientação dentro das unidades socioeducativas”, comentou.
 
Segundo o professor, a ideia do torneio é levar o espírito esportivo para os adolescentes, dando ênfase a união e a uma perspectiva de vida, além dos seus limites, buscando uma renovação por meio do esporte. “Acreditamos que cada adolescente tem um potencial guardado, esperando apenas oportunidades. E é isso que estamos buscando neles através do esporte”, disse Milton.
 
O Desafio 2x2 de Futebol contou ainda com a colaboração dos técnicos e oficineiros do setor de Esporte, Cultura e Lazer da Fundac: Edson Barbosa, Orlando Júnior e Antônio Azevêdo, além do suporte da direção do CSE (Anthony Pontes e Débora Raquel) e dos agentes socioeducativos de plantão]]


SECOM PB


FALA PARAÍBA-BORGES NETO

Comentários