Barroso diz em CG que STF está firme no combate a ‘milícias digitais’; ministro também se manifestou contra o voto impresso

 


O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso, foi homenageado no IV Simpósio de Direito Eleitoral do Nordeste, realizado em Campina Grande, na ontem (3). O evento terá como tema central ‘Democracia Digital e Integridade Eleitoral’.

Segundo a organização do evento, o simpósio “abordou temas de forma totalmente apartidária, com rica e ampla discussão acadêmica sobre os principais temas no âmbito do direito eleitoral nos dias atuais”. Na oportunidade Barroso promoveu uma palestra sobre Democracia Digital e Integridade Eleitoral. Mais cedo, em João Pessoa, o presidente da República, Jair Bolsonaro (PL), voltou a criticar o magistrado que estava até pouco tempo à frente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

No seu discurso, Barroso falou que não iria entrar em temas polêmicos, mas ponderou que o Brasil vive um “tempo de narrativas falsas, vídeos editados e pessoas que se ofendem com a verdade”, afirmou o ministro, destacando ainda num tom duro se mostrando contra informações falsas propagadas na internet. Sem citar nomes, o magistrado disse que o mundo digital “está repleto de milícia digitais. É preciso ter atenção para conteúdo ilícitos. A internet não pode ser espaço para terrorismo, venda de arma, de discurso de ódio. Ela não está lá para ser uma nova arena criminosos atuarem”, comentou Barroso.

Para Roberto Barroso, o uso de robôs tem trazido problemas à sociedade. “Perfis falsos que são contratados para amplificar artificialmente a mentira, ampliar a desinformação. Se uma pessoa coloca no ar uma mentira grave deliberadamente ou que o querosene cura a Covid-19 numa rede para dez seguidores, é ruim, mas não é grave. Mas, se os robôs amplificam, você cria um problema de saúde pública, é preciso enfrentar. A desinformação da mentira de forma deliberada”, finalizou.

PB AGORA




FALA PARAÍBA BORGES NETO 

Comentários