Casos de dengue, chikungunya e zika têm alta e infectologista explica como evitar a contaminação por arboviroses

 

Devido ao aumento das contaminações por arboviroses, o início do período chuvoso tem preocupado a população paraibana. Em um mês, os registros de casos prováveis de dengue, chikungunya e zika tiveram alta de 102,51% e, nesta hora, é importante redobrar as atenções para prevenir estas doenças.

A infectologista, coordenadora do Serviço de Controle de Infecção Hospitalar do plano de saúde Unimed João Pessoa, Ana Campanile, alerta para os principais cuidados que devem ser tomados para evitar a proliferação de Aedes aegypti, o mosquito da dengue, cuja reprodução acontece em água parada “É preciso estimular campanhas em prédios residenciais e no trabalho para a eliminação de possíveis focos, como tampinhas, copos e garrafas. Vasos e plantas também, pois uma gota de água é suficiente”, orienta.

A médica observa que é importante eliminar qualquer foco que possa causar risco às pessoas, em casa ou no trabalho. “Muitas vezes eliminamos no domicílio e não percebemos os focos no trabalho”.

ATENÇÃO REDOBRADA

 

Os dados que relacionam casos de pessoas com sintomas de arboviroses na Paraíba são altos. Até o momento, mais de 6,7 mil casos prováveis de dengue, 4.464 de chikungunya e 193 de zika foram notificados.

Entre março e abril, houve uma alteração de mais de 3,3 mil casos de dengue. Além disso, os casos prováveis de chikungunya e zika também aumentaram. Foram mais de 2,4 mil casos de chikungunya e cerca de 70 de zika.

O primeiro Levantamento Rápido de Índices para Aedes Aegypti de 2022 identificou as áreas com maior incidência de arboviroses no Estado. Dos 223 municípios paraibanos, 25,56% apresentaram índices que apontam a possibilidade de ocorrência de surtos e quase 60% estão em situação de alerta.

Diante deste cenário, Ana Campanile aconselha que as pessoas estejam atentas aos ambientes que frequentam e se previnam, fazendo “uso de repelente sempre que estiver em áreas com presença do vetor, o Aedes aegypti”.

SINTOMAS

É necessário ficar atento, pois os sintomas mais comuns de arboviroses são:

Febre;

Dor de cabeça;

Manchas avermelhadas distribuídas pelo corpo;

Dores articulares;

Dor atrás dos olhos; e

Fadiga.

WSCON 


FALA PARAÍBA-BORGES NETO

Comentários