Convênio com a UEPB possibilita pesquisa arqueológica e paleontológica em Sumé


 O município de Sumé recebeu recentemente mais uma visita do professor Juvandi Souza, coordenador do laboratório de arqueologia e paleontologia da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB).

Essa é a segunda vistoria da atividade de prospecção dentro do convênio “Levantamento e o resgate das riquezas arqueológico-paleontológicas”, desenvolvido pela Secretaria de Cultura de Sumé (Secult) e a UEPB, assinado em agosto último.

O objetivo é estudar, escavar e desenvolver um trabalho de educação patrimonial junto aos professores e alunos, identificando e registrando as ocorrências catalogadas arqueológicas e paleontológicas no município de Sumé.

Na oportunidade foram identificados três sítios arqueológicos e arte rupestre assim distribuidos:

O professor estava acompanhado por Paula Wêndia e Júnior Barros da Secult e Francisco Adriano e Madson Oliveira da empresa Sumé Geoturismo.

Para Paula Wêndia, o município tem um grande potencial a ser explorado nessa área. Além do que, “o prefeito Éden deseja realizar um estudo aprofundado sobre a história e as riquezas culturais de Sumé, de modo que preserve o patrimônio local, potencialize o turismo e multiplique conhecimentos entre alunos, professores e a sociedade em geral”, declarou a diretora de cultura.

Ao final das atividades, será entregue uma cartilha com todas as informações de turismo do município, apontando o georreferenciamento das ocorrências catalogadas.

VITRINE DO CARIRI



FALA PARAÍBA-BORGES NETO

Comentários