Defesa Civil interdita oito casas em dois bairros de JP por risco de desabamento

 


A Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil de João Pessoa (Compdec/JP) interditou, nesta quarta-feira (25), oito imóveis em virtude das chuvas registradas na madrugada e começo da manhã, e segue com equipes em prontidão após aviso de acumulado de chuvas, com grau de grande perigo, emitido pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) – válido até as 8h desta quinta-feira (26).

Na Comunidade Santa Clara, no Castelo Branco, foram interditadas sete casas que apresentavam risco de desabamento, após deslizamento da barreira às margens da BR-230, sentido João Pessoa – Cabedelo. Os moradores foram para a casa de familiares e as demais providências necessárias já foram encaminhadas para as secretarias e órgãos da área social da Prefeitura.

O coordenador da Defesa Civil, Kelson Chaves, disse que há risco de novos deslizamentos na barreira e que os imóveis têm rachaduras dentro e fora. “Essa área da BR-230 é um local de risco R4, que é muito alto, e já vínhamos monitorando a barreira, mas essas pessoas já residem aqui a mais de 50 anos, o que dificulta uma solução imediata do problema. Recomendamos aos moradores que deixassem os imóveis e, como eles têm parentes que podem abrigá-los, para lá vão seguir. Faremos os encaminhamentos necessários para salvaguardar a integridade física dessas pessoas”, complementou.

Outra moradia interditada foi em Mangabeira II. No imóvel, uma parede no pavimento térreo caiu e dois cômodos, localizados no andar superior, apresentam rachaduras. A família foi abrigada em casa de parentes.

Sobre o alerta – De acordo com o aviso do Inmet, podem ocorrer chuvas superiores a 60 milímetros por hora (mm/h) ou acima de 100 mm/dia, ventos de 40 a 60 quilômetros por hora (km/h) com risco de grandes alagamentos e transbordamentos de rios e deslizamentos de encostas.

Em caso de ocorrência, a população deve acionar a Defesa Civil pelos números 0800-285-9020 ou 98831-6885 (WhatsApp). O serviço funciona 24 horas.

Volume de chuvas na Capital nas últimas 72 horas (até 18h40)

Cuiá: 215,4 mm
Altiplano: 165 mm
Tambauzinho: 154,8 mm
Manaíra: 142,2 mm
Grotão: 153,6 mm
Centro: 61,6mm

MaisPB



FALA PARAÍBA BORGES NETO 

Comentários