Mais de 45 mil contribuintes serão contemplados com R$ 91 milhões do 1º lote da restituição do Imposto de Renda na Paraíba

 


A consulta ao primeiro lote de restituição do Imposto de Renda 2022 foi aberta nesta terça-feira (24). De acordo com o delegado da Receita Federal do Brasil, na Paraíba, Hamilton Sobral, em entrevista ao ClickPB, o crédito bancário para 45.469 contribuintes será realizado no dia 31 de maio, totalizando pouco mais de R$ 91,1 milhões. 

O prazo para declarar o Imposto de Renda 2022 vai até 23h59 de 30 de maio de 2022. Quem ainda não declarou, pode realizar todos os procedimentos pelo site da Receita Federal.

Segundo ele, conforme o andamento de envio das declarações, existe a expectativa de que 2022 supere o número de declarações ultrapassando as 340 mil previstas. Até o momento, 70 mil contribuintes faltam enviar as declarações . 

"Temos a estimativa de que seja um ano em que a meta seja superada em número de declarações alcançadas. Ainda faltam 70 mil declarações e a previsão é que haja superação desse número até o último dia do prazo", disse ao ClickPB.

Para saber se a restituição está disponível, o contribuinte deverá acessar a página da Receita na Internet (http://www.gov.br/receitafederal), clicar em “Meu Imposto de Renda” e, em seguida, em “Consultar a Restituição”. A página apresenta orientações e os canais de prestação do serviço, permitindo uma consulta simplificada.

Acessando o serviço e-CAC, é possível acessar o extrato completo da declaração, verificar se há inconsistências e então fazer a autorregularização, mediante entrega de declaração retificadora, corrigindo as informações que porventura estejam equivocadas.

A Receita disponibiliza ainda aplicativo para tablets e smartphones que facilita consulta às declarações do IRPF e situação cadastral no CPF. Com ele será possível consultar diretamente nas bases da Receita Federal informações sobre liberação das restituições do IRPF e a situação cadastral de uma inscrição no CPF.

Clickpb



FALA PARAIBA BORGES NETO

Comentários