Música, palestras e degustação encerram a X Edição do Festival do Umbu de Sumé

 

A Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Educação e da Escola Agrotécnica, realizou o X Festival do Umbu de Sumé no período de 19 a 23 de maio, após dois anos de interrupção em virtude da pandemia da Covid19.

Com o apoio da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), Campus CDSA de Sumé, Banco do Nordeste, Sebrae, Empaer e Associação dos Agricultores, Extrativistas e Artesãos do Cariri Paraibano/Carimbu e a participação efetiva de alunos, professores e a comunidade em geral o evento promoveu minicursos, oficinas, palestras e apresentações culturais, enfatizando sempre a importância da preservação da cultura na região.

Nesta 10ª edição, as atividades foram desenvolvidas na Escola Agrotécnica, na escola de Campo da Pio X, na Praça José Américo e encerrou na feira Agroecológica do mercado público de feira livre, Oscar Severo de Macedo.

Na oportunidade houve exposição e degustação de produtos derivados do Imbu (Umbu), distribuição de mudas de plantas frutíferas e nativas, palestra com a equipe do Banco do Nordeste sobre o acesso as linhas de crédito disponibilizadas pelo banco, palestra com a equipe da Empaer sobre o acesso ao Programa Nacional de Crédito Fundiário para compra e venda de terras para agricultores e produtores rurais, apresentação de violeiros e declamadores e palestra sobre “Inovação no meio rural” com a bióloga e Agente Local de Inovação (ALI) do Sebrae, Maria Gisely.

O ALI é um projeto desenvolvido em versões urbana e rural e o município de Sumé, foi um dos poucos contemplados do Estado da Paraíba. O objetivo é atender os produtores de Sumé na área de caprinocultura leiteira e na horticultura, desenvolvendo inovações e melhorias com empreendimentos que os produtores rurais já possuem, elevando a produtividade, incentivando a competitividade, a sustentabilidade e a participação dos pequenos negócios no mercado, com base na atuação setorial dos territórios.

A diretora da Escola Agrotécnica, Elidiane Batista, destaca a alegria da equipe em voltar a promover um evento tão importante, aberto ao público, a participação efetiva da comunidade e o apoio da gestão municipal e das entidades parceiras.

VITRINE DO CARIRI


FALA PARASÍBA-BORGES NETO

Comentários