Opera Paraíba realiza mais de mil cirurgias por mês atendendo a todas as regiões do estado

 

O programa Opera Paraíba chegou ao fim do mês de abril com o total de 4.588 cirurgias realizadas no estado em 2022. Os dados, consolidados pela Central Estadual de Regulação, mostram que são mais de mil cirurgias feitas por mês. Desse quantitativo, 1.372 procedimentos foram de oftalmologia com as cirurgias de catarata, e 3.216, das demais especialidades, entre cirurgia geral, ginecológica, oftalmológica, da otorrinolaringologia, proctologia e ortopedia.
 
A dona de casa Margareth Ferreira, da cidade de Cabaceiras, foi uma das contempladas com uma cirurgia de histerectomia feita no Hospital de Clínicas, em Campina Grande. “Eu já tinha ouvido falar do programa porque algumas pessoas na minha cidade tinham me contado. Quando vim pra cá, fiquei tranquila e sabia que ia dar tudo certo. Foi até melhor do que imaginei," contou.
 
Também é através do programa, que esteve no Hospital Geral de Taperoá, que a manicure Cícera Marcelino está tendo a chance de retomar a rotina. Ela tinha uma hérnia que a impedia de trabalhar. “Eu sentia muita dor quando me abaixava para fazer as unhas das clientes, aí tive que parar de trabalhar. Mas agora, quando me recuperar, vou poder ganhar meu dinheiro e ajudar meu marido,” disse.
 
O Opera Paraíba realiza cirurgias diariamente em Campina Grande e nos finais de semana está presente em unidades da capital, Queimadas e Patos. Além disso, também está presente de forma itinerante em outros hospitais integrantes da rede. Em breve, o programa será ampliado para as cidades de Solânea, Belém, Coremas, Catolé do Rocha e Santa Luzia.
 
“O Opera Paraíba é um dos programas mais importantes nos últimos anos na Paraíba. Acabamos com a fila de mais de 12 mil pessoas esperando por uma cirurgia e montamos uma estrutura que realiza mais de 1.200 procedimentos todos os meses. Isso é fundamental para que essa fila da vergonha nunca mais se repita na Paraíba,” destaca o governador João Azevêdo.

SECOM PB


FALA PARAÍBA-BORGES NETO

Comentários