Prefeitura de Campina Grande realiza ações da campanha da luta antimanicomial

 

A Prefeitura de Campina Grande vai realizar várias ações da campanha da luta antimanicomial. O município inicia nesta sexta-feira, 13, as atividades alusivas ao mês que marca as celebrações da reforma psiquiátrica.

As ações começam nesta sexta com uma reunião dos coordenadores dos serviços da rede de saúde mental pela manhã no Parque da Liberdade. Na segunda-feira, 16, vai acontecer uma sessão de cinema com moradores das residências terapêuticas na Unifacisa.

Na sexta-feira, 20, acontece o evento Ser Livre, principal ação da campanha, com moradores das residências, usuários dos Centros de Atenção Psicossocial (Caps), familiares e equipes técnicas. Vão acontecer apresentações artísticas, culturais, caminhada, aula de zumbis, oficinas de saúde e autocuidado e exposição de materiais de artesanato produzidos pelos moradores.

Paralelamente acontecem ainda outros eventos em parceria com a Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) no dia 17 de maio e no dia 27 de maio em parceria com a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) quando acontece o Fórum Municipal da Luta Antimanicomial.

Campina Grande iniciou o processo de encerramento dos hospitais psiquiátricos em 2005 e os pacientes passaram a morar em residências terapêuticas. Em 2013 foi implantado o primeiro serviço psiquiátrico dentro de um hospital geral com outras patologias e outros pacientes para cuidar de forma integral dessas pessoas e de modo inclusivo. 

O Parque da Liberdade é um lugar simbólico porque antes dava espaço ao antigo hospital psiquiátrico e recebe este nome em alusão à luta antimanicomial e também por estar situado no bairro da Liberdade.

CLICKPB

FALA PARAÍBA-BORGES NETO

Comentários