Reservatório de Marés, em JP, e outros 11 açudes sagram na Paraíba após chuvas


 O reservatório de Marés, em João Pessoa, ultrapassou a capacidade máxima de armazenamento e sangrou nesta segunda-feira (23), conforme monitoramento feito pela Agência Executiva de Gestão das Águas (Aesa). Outros 11 açudes estão sangrando na Paraíba após fortes chuvas registradas no estado.

Somente na Capital, desde a última sexta-feira (20) o volume de chuvas registrado alcançou 204,8mm, segundo a Defesa Civil.

O resultado disso, segundo presidente da Aesa, Porfírio Loureiro, foi o aumento do volume de água armazenado em Marés. “Estamos em um período chuvoso na Grande João Pessoa. Até o final de julho é período de chuvas e vai ocasionar isso. Existe sempre intermitência, chuva grande, as grandes vazões são importantes para fazer recarga”, avaliou.

A previsão da Aesa é de que o período chuvoso se estenda de 15 de maio até 15 de agosto. “Ocorrência de chuvas no Cariri e no Sertão, tivemos chuva em Cabaceiras e Boqueirão. No Cariri e Sertão a tendência é reduzir, mas no eixo leste, na faixa leste, até o Brejo, é início do período chuvoso. A previsão é de recarga dos reservatórios no Brejo”, disse Porfírio.

Além disso, ele acrescentou que a tendência entre os meses de junho, até o final de setembro é de temperatura mais baixo em toda Paraíba.

Outros reservatórios que ultrapassaram a capacidade máxima são: Tavares II, no município de Tavares; Santa Rosa, em Brejo do Cruz; São José I, em São José de Piranhas; São José II, em Monteiro; Pedra Lisa, em Imaculada; Pilões, em São João do Rio do Peixe; Pimenta, em São José de Caiana; Frutuoso II, em Aguiar; Gamela, na cidade de Triunfo; Bom Jesus, em Carrapateira e Cachoeira da Vaca, em Cachoeira dos Índios.

MaisPB


FALA PARAÍBA-BORGES NETO

Comentários