Consórcio Nordeste confirma primeira Feira Nordestina de Agricultura Familiar com presenças de Lula e Alckmin em Natal

 


O presidente do Consórcio Nordeste, governador Paulo Câmara, confirmou a realização em Natal de 15 a 19 de junho no Centro de Convenções por meio da Câmara Temática da Agricultura Familiar – no âmbito do Programa de Alimentos Saudáveis do Nordeste – a realização da I FENAFES, que será uma grande vitrine da diversificada produção da agricultura familiar e economia solidária dos nove Estados do Nordeste brasileiro. Outra novidade confirmada é a presença do presidenciável e vice, Lula e Alckmin.

 

Tocador de vídeo
00:00
01:45

Segundo ele, o evento, cujo mote central é “A grande festa da colheita”, envolverá agricultores e agricultoras familiares da região representados por suas cooperativas e associações, comunidades tradicionais, movimentos camponeses e sindicais, além de um espaço de formação, com base em quatro eixos: Políticas públicas de acesso à terra e reforma agrária; Sistemas agroalimentares e alimentação saudável; Acesso a mercado e cooperativismo solidário e o Protagonismo das mulheres rurais.

 

Ainda explicou que, além de toda essa riqueza alimentar I FENAFES irá dispor de um espaço privilegiado para exposição e venda dos melhores produtos alimentares e artesanais do Nordeste brasileiro; realização de negócios e divulgação da excelência e qualidade dos produtos da agricultura familiar e economia solidária nordestina; intercâmbio de conhecimento popular e acadêmico, atividades culturais e a Cozinha Sabores da Terra.

 

 

Os estados do Rio Grande do Norte, Piauí e Paraíba realizaram eventos de lançamento para a Feira, que contou com a presença de governadores, prefeitos, secretários, movimentos populares e profissionais da imprensa.

 

FIOCRUZ

A FIOCRUZ, em parceria com o Consórciorcio Nordeste, também participará do evento apresentando à Feira de Soluções para Saúde.

 

PROGRAMAÇÃO

A programação é bem diversificada e oferece exposição (venda e degustação) de produtos da agricultura familiar e economia solidária, atividades formativas como seminários, encontros, rodas de conversa, e também shows, apresentações de teatro e poesia. De quarta-feira até sábado (a feira vai até domingo), um total de 26 atrações estão programadas. As apresentações têm início a partir das 16h. A entrada e o estacionamento são gratuitos.

A feira é uma iniciativa da Câmara Temática da Agricultura Familiar do Consórcio Nordeste, coordenada pela governadora Fátima Bezerra e coordenada pelo secretário Alexandre Lima (Sedraf).

OBJETIVO

O objetivo principal da feira é fortalecer iniciativas de integração de políticas públicas em torno do Programa de Alimentos Saudáveis do Nordeste – PAS/NE, principal bandeira dos estados que fazem o Consórcio Nordeste. Além disso, a Feira visa proporcionar o intercâmbio de políticas públicas envolvendo governos e movimentos sociais; fortalecer o cooperativismo solidário e a comercialização; e oferecer formação, com palestras, oficinas e cursos sobre acesso à terra, sistemas agroalimentares, produção de alimentos saudáveis e agroecologia.

EX-PRESIDENTE E PRÉ-CANDIDATO A PRESIDÊNCIA, LULA, JUNTO DE SEU PRÉ-CANDIDATO A VICE, GERALDO ALKMIN MARCARÃO PRESENÇA

Lula e o pré-candidato a vice, Geraldo Alkimin estarão no evento no próximo dia, 16 (quinta-feira). Se reunirão com os governadores e visitarão stands da feira.

CONTEXTO E LIGAÇÃO DE LULA E ALKMIN A FENAFES

Recentemente, em agenda com o pré-candidato a vice-presidente, Geraldo Alkmin, no Rio Grande do Sul, o pré-candidato à presidência, Luiz Inácio Lula da Silva afirmou que, para resolver o problema de milhões de brasileiros carentes, é necessário  colocar o cooperativismo na pauta do Brasil.

 

“Deveremos colocar o cooperativismo na ordem do dia para ajudar a resolver o problema de milhões de brasileiros e brasileiras que estão desalentados “, declarou o ex-presidente, Lula a uma atenta platéia reunida no hotel Plaza São Rafael, no centro da capital gaúcha.

FeedBack

Em meio às discussões sobre a crise econômica, Lula sinaliza concretamente levar a pauta do Brasil o cooperativismo, e neste momento de crise ligada diretamente a fome, o cooperativismo na agricultura familiar é base para qualquer programa de governo, como já foi nos governos anteriores do PT.*

O Consorcio Nordeste, em meio ao desmonte dos programas do governo federal, é o celeiro de boas práticas

Pesquisa

2022: mais da metade da população brasileira enfrenta insegurança alimentar (comendo pouco e mal) entre elas, 33,1 estão passando fome, segundo dados de pesquisa da Rede Penssan.

INICIATIVA E COORDENAÇÃO

A feira é uma iniciativa da Câmara Temática da Agricultura Familiar do Consórcio Nordeste, coordenada pela governadora Fátima Bezerra, pelo Secretário Alexandre Lima – Secretaria de Estado do Desenvolvimento Rural e da Agricultura Familiar do Rio Grande do Norte (SEDRAF) e pela subsecretária do Programa Consórcio Nordeste, Maria Fernanda Coelho, responsável pela coordenação técnica das câmaras temáticas de agricultura familiar e assistência social do Consorcio Nordeste.

WSCOM



FALA PARAÍBA-BORGES NETO

Comentários