Inverno começa hoje e deve sofrer influência do La Niña; temperatura na Paraíba pode chegar a até 14º

 


Período mais frio do ano, o inverno começa hoje (21) às 6h14 no Hemisfério Sul. A expectativa do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) é de três meses com chuvas acima da média nas regiões Norte e Nordeste, devido ao fenômeno La Niña. A estação termina em 22 de setembro, às 22h04 (horário de Brasília).

Oposto ao El Niño, o fenômeno La Niña se caracteriza principalmente pelo registro de temperaturas abaixo da média na superfície da parte do Oceano Pacífico que fica próxima à Linha do Equador, o que afeta o clima na América do Sul. No Brasil, entre os efeitos mais comuns está o aumento da precipitação e da vazão dos rios no Norte e a redução das chuvas na Região Sul.

Além de mais chuvas, o Inmet prevê que a Região Norte terá temperaturas mais elevadas. As exceções são o sul do Pará e de Tocantins, onde o clima mais quente deve ser acompanhado de chuvas abaixo da média, o que aumenta as chances de incêndios florestais no sul da Amazônia.

Na região Centro-Oeste, massas de ar seco e quente também devem favorecer incêndios florestais principalmente nos meses de agosto e setembro. O inverno deve intensificar o período seco, e a tendência é de diminuição da umidade relativa do ar nos próximos meses, com valores diários que podem ficar abaixo de 30%, e picos mínimos abaixo de 20%.

Paraíba

Marle Bandeira, meteorologista da Aesa, afirmou que as temperaturas devem cair das regiões do Cariri, Agreste e Brejo da Paraíba.

“Iremos sentir mais frio principalmente nas regiões do Cariri, Agreste e Brejo, nas madrugadas. As temperaturas podem chegar a 15/14 graus, no Cariri, já no Agreste e Brejo, 16 graus”, disse.

Ela salientou que, apesar das estações do ano, na Paraíba são evidenciadas duas estações, seca e úmida, por conta da sua localização geográfica.

“Essas regiões estão no período de chuva até julho, teremos chuvas. Amanhã teremos perspectiva de chuvas mais significativa principalmente na região litorânea do estado”, declarou.

No Nordeste, as chuvas acima da média devem incidir sobre o litoral, enquanto no oeste da Bahia e no sul do Piauí e do Maranhão as precipitações poderão ser próximas da média. O La Niña também deve forçar as temperaturas a um patamar próximo ou acima da média em grande parte da região.

PORTAL WSCOM




FALA PARAÍBA BORGES NETO 

Comentários