PB disponibiliza vacina contra meningite para crianças e trabalhadores de saúde

 

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) está disponibilizando o uso temporário da vacina meningocócica C (conjugada) contra a meningite para o público não vacinado, na idade entre 5 e 10 anos e trabalhadores da saúde. A medida atende recomendação do Ministério da Saúde, devido às baixas coberturas vacinais.

A SES esclarece que a vacina está disponível nos postos de saúde de todo estado. Conforme comunicado do MS, o uso temporário será até o dia 23 de fevereiro de 2023, visando aumentar a proteção contra a doença meningocócica C e evitar a ocorrência de surtos.

“A vacina começa desde já e os pais que estão com dúvidas se os filhos tomaram ou não devem levar o cartão de vacinação que o profissional de saúde avaliará”, afirmou a técnica do Núcleo de Imunização da SES, Milena Vitorino.

A chefe do Núcleo, Franciélia Carvalho, explicou que a vacina faz  parte do Calendário de Vacinação, e é aplicada em crianças menores de cinco anos, em esquema de duas doses, sendo a primeira aos três meses e a segunda aos cinco meses, e uma dose de reforço, preferencialmente, aos 12 meses de idade. “O Programa Nacional de Imunização – PNI, do Ministério da Saúde, recomenda que a vacina seja ministrada em crianças menores de cinco anos por ser a faixa etária com maior risco de adoecimento, contudo, pode ser aplicada, de forma bastante tranquila, em crianças acima de cinco anos, como ocorrerá agora nesse uso temporário”, garantiu.

Cobertura vacinal – A meta indicada pelo Ministério da Saúde para a cobertura vacinal é de 95%. Neste ano de 2022, até maio, a cobertura em menores de um ano está em 41,29% e de 40,87% em crianças de até um ano. Já em 2021, a cobertura registrada foi de 68,01% em menores de um ano e de 65,18% em crianças de até um ano. Em 2020, a cobertura vacinal para a meningocócica C (conjugada) na Paraíba, foi de 75,58% em menores de um ano e de 72,86% em crianças de até um ano.

MaisPB

FALA PARAÍBA-BORGES NMETO

Comentários