População de Sumé realiza ato popular e pede a interligação do Rio São Francisco ao município

 


Na manhã dessa terça-feira, 14, o prefeito de Sumé Éden Duarte conseguiu reunir, no balde do açude público de Sumé, centenas de pessoas para juntos, reivindicarem as águas do Rio São Francisco para Sumé, por meio da interligação com o açude de Poção localizado entre Monteiro e Camalaú, no Rio Paraíba.

Atualmente, o “Velho Chico”, como é conhecido, corta seis Estados brasileiros e guarda 75% de toda a água contida no Nordeste. Suas águas, além de serem viáveis para navegação, servem ainda para a geração de energia e irrigação de plantações, garantindo o desenvolvimento tecnológico de produção e exportação de frutas.

O objetivo do evento foi unir forças, através de ato popular, e chamar atenção das autoridades políticas estaduais e federais para a necessidade dessa a integração que vai possibilitar:

  • A retomada na produção de alimentos no perímetro irrigado do DNOCS;
  • Mais segurança hídrica para o sistema adutor do Cariri;
  • Mais geração de emprego e renda;
  • Consequente crescimento econômico para o município.

O intercâmbio de ideias deu origem ao movimento que teve como articulador João Paulo Miranda, gerente do SICOOB, agência local. Nesse sentido, todas as representações foram convidadas: sociais (associações, cooperativas, orçamento democrático municipal), educacionais (universidades federal, estadual e IFPB, escolas estadual e municipal), os veículos de comunicação locais, vereadores, colonos da bacia do açude, professores, alunos, instituições bancárias, as políticas/administrativas (secretarias de estado), Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, o ex prefeito e médico Dr. Neto, o deputado estadual Caio Roberto, o pré-candidato ao senado Bruno Roberto e a comunidade em geral.

O prefeito Éden acredita na viabilidade do projeto porque a água viria por gravidade para Sumé. Já João Paulo Miranda ratifica que existem dois projetos possíveis: um vindo de Poção, mais próximo e outro mais abrangente da barragem São José. “Que é viável é”, disse o articulador do evento.

DE OLHO NO CARIRI


FALA PARAÍBA-BORGES NETO

Comentários