Programas de aceleração de startups do Sebrae oferecem mais de 200 vagas na PB

 

Fomentar o ecossistema de inovação da Paraíba, através do desenvolvimento de novas ideias e modelos de negócio e da aceleração de startups. Essa é a proposta do Sebrae Paraíba, que está com inscrições abertas para dois programas gratuitos de aceleração de negócios, que juntos oferecem 220 vagas: o HUB PB e o Startup Nordeste. Para os dois programas, as inscrições estão sendo realizadas durante o mês de junho, através da internet.

Em sua segunda edição, o HUB PB, criado a partir de uma parceria com o Senai Paraíba e o Instituto Euvaldo Lodi (IEL), vai selecionar até 20 projetos para o ano de 2022. O objetivo do programa de pré-aceleração é estimular o empreendedorismo inovador e apoiar o amadurecimento de projetos que possuem alto potencial de crescimento e impacto na indústria paraibana.

De acordo com o regulamento, disponível nos endereços https://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/ufs/pb?codUf=16 e www.fiepb.com.br/senai, podem participar do HUB PB empreendedores paraibanos que possuem ideias inovadoras, em estágio inicial ou em desenvolvimento, startups de base tecnológica com até dois anos de existência, microempreendedores individuais (MEI), microempresas (ME) e empresas de pequeno porte (EPP), que tenham o CNPJ ativo.

As inscrições podem ser efetuadas até o dia 24 de junho, por meio de formulário eletrônico disponibilizado nos sites das instituições organizadoras. De acordo com a analista técnica do Sebrae Paraíba, Ivana Sena, os projetos selecionados participarão de capacitações e mentorias conectadas às mais recentes metodologias de desenvolvimento de negócios ágeis e inovadores.

Por sua vez, o Startup Nordeste, em sua primeira edição, está com inscrições disponíveis para 200 vagas na Paraíba. Criado pelo Sebrae Nacional, o programa de aceleração será executado em todos os estados do Nordeste em 2022, com a proposta de fomentar o ecossistema da região, contribuindo para a inserção de pequenos negócios inovadores no mercado global de inovação e tecnologia.

Conforme o edital, os projetos podem ser submetidos por pessoas físicas ou por startups já formalizadas, detentoras de ideias inovadoras ligadas às áreas de Educação; Saúde; Meio Ambiente; Energia; Agronegócio; Turismo; Economia Criativa; Finanças; Mercados; Logística; e que incorporem o uso de tecnologias como IoT (internet das coisas), dados, biotecnologia, nanotecnologia e robótica.

Ao todo, o programa contará com três fases. A primeira vai selecionar os 200 projetos, que podem se inscrever por meio do site http://pb.startupne.com.br/ até o dia 26 de junho. Já a segunda fase vai oferecer capacitações e mentorias para esses selecionados. Ainda durante a segunda fase, serão escolhidas as 100 melhores iniciativas, que avançarão para a terceira etapa.

Neste terceiro momento, os 100 selecionados irão trabalhar no desenvolvimento e na validação de suas ideias. Ao término desse trabalho, os empreendedores participarão de um demoday, ocasião em que serão selecionadas as 20 melhores startups, que avançarão para a fase final do programa de aceleração.

Na última etapa, os selecionados serão contemplados com bolsas de estímulo à inovação, durante o período de seis meses. De acordo com a analista técnica do Sebrae Paraíba, Nilvânia Silva, cada startup poderá receber até duas bolsas, no valor de R$ 6.500 cada uma, desde que atendam aos critérios exigidos pelo edital de seleção.

Sebrae 50+50 – Em 2022, o Sebrae faz 50 anos, depois de percorrer uma história que se confunde integralmente com a evolução dos pequenos negócios no Brasil durante meio século. Para celebrar a data, a instituição realiza a campanha 50+50, em comemoração aos 50 anos e preparação para os próximos 50, na busca de, cada vez mais, fazer o Sebrae que o Brasil precisa e de ser a força do empreendedor brasileiro. Para mais informações, acesse o site www.sebrae.com.br/50mais50.

MaisPB

FALA PARAÍBA-BORGES NETO

Comentários