Fachin recusa convite de Bolsonaro para evento por ‘dever de imparcialidade’

 

 O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Edson Fachin, ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), recusou neste sábado (16) um convite de Jair Bolsonaro (PL) para que participasse na próxima segunda-feira (18) de um encontro com embaixadores no Palácio da Alvorada.

Fachin afirmou que o ‘dever de imparcialidade’ o impede de comparecer, já que ele preside a corte eleitoral e Bolsonaro é candidato à reeleição. “Incumbiu-me o Senhor Presidente do Tribunal Superior Eleitoral de agradecer ao honroso convite, mas, na condição de quem preside o Tribunal que julga a legalidade das ações dos pré-candidatos ou candidatos durante o pleito deste ano, o dever de imparcialidade o impede de comparecer a eventos por eles organizados”, respondeu em ofício Fernanda Jannuzzi, chefe do Cerimonial do TSE.

No último dia 7, Bolsonaro afirmou que, no evento, explicaria aos embaixadores como funciona o processo eleitoral brasileiro. Ele pretende usar a ocasião para atacar as urnas eletrônicas com informações falsas sobre supostas fraudes. “Será um PowerPoint mostrando tudo o que aconteceu nas eleições de 2014, 2018, documentado, bem como essas participações dos nossos ministros do TSE, que são do Supremo, sobre o sistema eleitoral”.

WSCON


FALA PARAÍBA-BORGES NETO

Comentários