Municípios do Cariri paraibano aderem ao projeto Telemedicina


João Pessoa registra mais de 320 mm de chuvas somente no mês de junho


 As chuvas, nos últimos meses, têm castigado algumas cidades do Nordeste, que sofrem com alagamentos, deslizamento de barreiras e desabamento de casas. Em João Pessoa, apesar dos sucessivos alertas emitidos pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) sobre a possibilidade de riscos em decorrência da precipitação, não houve registro de ocorrências graves. No mês de junho, a Capital registrou mais de 320 mm de chuvas e as ações preventivas da Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (Compdec-JP) garantiram o bem-estar da população.

Desde o início da gestão, a Defesa Civil de João Pessoa vem atuando em várias comunidades ribeirinhas, a exemplo da São Rafael, Hildon Bandeira, Miramar, Tito Silva, Santa Clara, São José, Cafofo Liberdade e ainda, comunidades Alfa-Beta-Gama, no Bessa; além de monitorar as áreas de barreiras e encostas onde existem construções para proteger as famílias que residem nesses locais.

Dentre as ações preventivas realizadas pela Defesa Civil, destacam-se a limpeza e desassoreamento dos rios. No primeiro semestre deste ano, foram limpos cerca de 10 quilômetros (km) de rios em mais de três mil horas trabalhadas – exatas 3.095,42 horas – somando o trabalhado das três máquinas nos rios Jaguaribe, Cuiá, Laranjeiras e Cabelo.

No mês de maio, segundo dados do Inmet, o acumulado foi de 654,2 milímetros (mm), ou seja, 127% acima da normal histórica (1991-2020), que é de 287,7 mm. Já em junho, o acumulado foi de 323,4mm (média), registrados através das Plataformas de Coletas de Dados – pluviômetros –, instaladas em sete pontos da Capital.

De acordo com o coordenador da Defesa Civil, Kelson Chaves, João Pessoa tem suportado bem o volume de chuvas e isto é o reflexo das ações realizadas pela gestão no sentido de assegurar o bem-estar da população. “Diante de todas as dificuldades atravessadas, especialmente por algumas capitais nordestinas, a exemplo Maceió e Recife, estamos atravessando o período de chuvas sem qualquer anormalidade grave. Resultado, tenho certeza, do esforço e do trabalho preventivo desenvolvido pela Prefeitura Municipal e os órgãos envolvidos na política de Proteção e Defesa Civil”, afirmou.

Kelson Chaves citou ainda a parceria de trabalho realizada pela Secretaria de Infraestrutura (Seinfra) e Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur), além da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes), Secretaria de Direitos Humanos e Cidadania (Sedhuc), Secretaria do Meio Ambiente (Semam), Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedurb) e Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob-JP), que são acionados em caso de ocorrências graves, o que não foi necessário até o momento.

“A gestão tem procurado, por recomendação do prefeito Cícero Lucena, atender de maneira célere e presente, aos casos que chegam diariamente à nossa Central de Operações, não deixando de ofertar as respostas que a população tem requerido, mesmo reconhecendo algumas dificuldades, típicas de uma grande cidade como já é a nossa”, complementou.

Ações conjuntas – Como parte das ações conjuntas permanentes desenvolvidas pela Defesa Civil, órgãos e pastas da gestão, a Secretaria de Infraestrutura vem intensificando os serviços de manutenção de galerias em vários bairros da Capital, com o objetivo de evitar pontos de alagamento durante o período chuvoso.

De abril a junho, a Diretoria de Manutenção e Conservação (DMC), realizou 706 limpezas de bocas de lobo e caixas coletoras de águas pluviais, 67 recuperações e construções de bocas de lobo e caixas coletoras, 17 grelhas colocadas por toda a cidade (reposições e novas instalações), 10 tampões de poços de visita colocados (reposições e novas instalações), 85 tampas de boca de lobo de concreto confeccionadas, (reposições e novas instalações) e 48 recuperações de afundamentos da rede de drenagem de águas pluviais.

Dados pluviométricos – Segundo dados do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), no mês de junho, o bairro de João Pessoa com maior índice pluviométrico foi Tambauzinho, com 353,8 mm; seguido de Manaíra, com 339,0 mm; Cristo, com 326,0 mm; Altiplano, com 319,4 mm; Cuiá, com 314,4 mm; Centro, com 310,2 mm e Grotão, que registrou 301,4 mm.

Como acionar a Defesa Civil – Em caso de ocorrência, a população deve acionar a Defesa Civil pelos números 0800-285-9020 ou 98831-6885 (WhatsApp). O serviço funciona 24 horas. A Compdec-JP está presente em todas as ações de proteção e assistência às comunidades, especialmente nos períodos de maior intensidade de chuvas.

wscom



FALA PARAÍBA-OBRGES NETO

Comentários