Opera Sumé segue realizando cirurgias de Catarata e Pterígio

 


O município de Sumé, através da Secretaria de Saúde, realizou no Centro Oftalmológico de Sumé (COS), mais uma série de cirurgias de Pterígio e Catarata, normalizando aos poucos a demanda reprimida acarretada pela interrupção no calendário de cirurgias, em virtude da pandemia da Covid-19.

No período de janeiro a julho de 2022, já são 33 cirurgias de Pterígio e 27 de Catarata. As últimas foram realizadas nesta quinta-feira, 14, e as próximas serão nos dias 28 e 29 deste mês no Centro Oftalmológico de Sumé. Dr. Ítalo Carneiro é o médico/oftalmologista responsável.

No último mês de maio, o município de Sumé foi contemplado com 55 cirurgias de Catarata por meio do Programa Opera Paraíba, que tem como meta, a redução das filas de espera por cirurgias eletivas no Sistema Único de Saúde (SUS).

Em 2021, no período de março a dezembro, foram realizadas 67 cirurgias de Pterígio e 36 cirurgias de Catarata pelo COS.

Sumé é um dos poucos municípios do Brasil que oferece cirurgias de pterígio, catarata, glaucoma, calázio, estrabismo, implantação de lente intraocular e tumor de pálpebra, todas realizadas gratuitamente no Centro Oftalmológico, este que é referência no Estado da Paraíba em cirurgia ocular.

Ao todo, somando-se as cirurgias dos programas Opera Paraíba e Sumé, já são 33 cirurgias de pterígio e 82 cirurgias de Catarata. Vale ressaltar que em uma clínica particular, o procedimento cirúrgico custa aproximadamente R$ 3.000 mil por olho.

É importante destacar que o município de Sumé destaca-se pelo uso da técnica cirúrgica com a Cola Biológica, bem como com a aplicação de Avastim que previne a degeneração macular, um medicamento usado em hospitais oncológicos.

BLOG DO BRUNO LIRA



FALA PARAÍBA BORGES NETO 

Comentários