Paraíba tem mais de 65 mil famílias na lista de espera do Auxílio Brasil, aponta CNM

 

A Paraíba tem mais de 619 mil famílias vinculadas ao Auxílio Brasil, benefício que substituiu o Bolsa Família. Os dados são de maio deste ano. Apesar de significativo, o quantitativo não é suficiente para atender o volume de famílias paraibanas em situação de pobreza e que clamam pelo benefício.

Dados da Confederação Nacional dos Municípios (CNM) apontam que 65.442 famílias continuam na lista de espera, aguardando para receber o benefício.

No ranking dos Estados brasileiros o Estado é o 12º em número de famílias aguardando para ter acesso ao programa. São mais de 111 mil pessoas, conforme a CNM.

Outros Estados

São Paulo tem a maior fila de famílias à espera do Auxílio Brasil entre os estados brasileiros. No mês de abril, havia 429.484 famílias no estado, num total de 935.539 pessoas, que atendiam aos requisitos para receber o benefício, mas ainda não tinha obtido acesso a ele.

O estado, o mais populoso do país, responde por cerca de 15% do total de famílias na fila pelo benefício no Brasil: ‘zerada’ no início deste ano, segundo o Ministério da Cidadania, essa fila tinha, em abril, 2.788.362 famílias: mais de 5 milhões de pessoas que atendiam aos requisitos, mas não tinham acesso ao auxílio.

Quem pode receber?

Para receber o benefício, as famílias precisam atender às condições do programa e estar inscritas no Cadastro Único. Não é preciso se inscrever para o benefício: o governo avalia dentro do CadÚnico os elegíveis. A demanda reprimida, assim, leva em conta o número de inscritos no cadastro que se enquadram para o recebimento.

 

Jornal da Paraíba/Coluna Pleno Poder


FALA PARAÍBA-BORGES NETO

Comentários