Secretária de Saúde da PB prevê aumento de internações por Covid e amplia leitos

 

A Secretaria de Estado da Saúde vai reativar leitos para atendimento de pacientes com Covid-19 após registro de cenário preocupante com aumento de casos da doença na Paraíba. A tendência, conforme a secretária titular da pasta, Renata Nóbrega, é de que o registro de casos continue em crescimento neste mês de julho.

Dados da SES mostram que 70% dos óbitos provocados pela doença são de idosos que não receberam a quarta dose da vacina. Foi retomado então o plano de contingência para reativar os leitos que passaram a ser utilizado por pessoas com outras enfermidades após redução dos casos da Covid-19.

Segundo Renata Nóbrega, há cerca de 500 leitos ativos, quando somados os da rede estadual aos de João Pessoa e Campina Grande. Nos hospitais de Cajazeiras, Piancó e Pombal serão retomados alguns leitos para contingência. Permanecem ativos os leitos no Hospital de Clínicas, em Campina Grande, Prontovida, Frei Damião e Clementino Fraga, em João Pessoa.

“O momento é de cautela, preocupação e proteção coletiva, considerando a circulação da nova subvariante da ômicron. Pedimos atenção especial às pessoas que estão com síndrome gripal, para que façam o teste e se for Covid manter o isolamento e não continuar circulando”, alertou a secretária, em entrevista à TV Cabo Branco.

No dia 30 de julho será realizado um Dia D da vacinação contra Covid-19 nos municípios para tentar ampliar o percentual de pessoas vacinadas com doses de reforço.

MaisPB


FALA PARAÍBA-BORGHES NETO

Comentários