Secretaria de Saúde de Sumé realiza procedimento vascular com Angiologista


Desde o último mês de março, a Secretaria de Saúde de Sumé tem oferecido os serviços do médico Angiologista e Cirurgião Endovascular, Dr. Williamax Oliveira, à comunidade sumeense.

Inicialmente, a previsão de atendimentos era para uma vez por mês, porém, considerando a alta demanda, poderá ser duas vezes por mês (próximo atendimento, 25/07).

Profissional contratado pelo Consórcio Intermunicipal de Saúde do Cariri Ocidental – CISCO, Dr. Wiliamax trata das doenças que acometem os vasos sanguíneos e vasos linfáticos, como: varizes, aneurismas, obstruções arteriais, pé diabético, isquemia e trombose de membros, realizando estudo, diagnóstico, prevenção, tratamento e acompanhamento clínico dessas doenças.

A ação de um médico Angiologista colabora para a rápida identificação da necessidade de um tratamento mais complexo como a cirurgia vascular. É uma especialidade médica rara e cara, e que está a disposição de forma gratuita para os usuários dos 18 municípios consorciados ao CISCO.

Desde que iniciou os atendimentos e consultas, ele já realizou procedimentos que implicam em investimentos, exclusivamente da Prefeitura de Sumé, de aproximadamente R$ 153 mil, especificamente com:

158 consultas
02 arteriografias/angiografias
03 cirurgias de amputação
03 desbridamentos cirúrgico
04 escleroterapias com espuma de polidocanol de membro inferior, para tratamento de varizes (tratamento de espuma)
10 cateterismos
36 curativos especial tipo 1
161 curativos especial tipo 2
31 curativos especial tipo 3
Os curativos são em úlceras venosas e arteriais, pé diabético, lesões por pressão, deicências cirúrgicas, queimaduras e complicações cirúrgicas.

Dr. Williamax destaca que não são as doenças que estão aumentando e sim a oferta gratuita de um médico capaz de detectá-las, isso porque, é rara a atuação de angiologista em cidades do interior. “Aqui em Sumé nós não apenas prevenimos e prescrevemos medicação, mas tratamos as varizes de grande calibre com as aplicações tipo veia safena, um tratamento novo chamado de Escleroterapia feito com espuma, que consiste em misturar líquido esclerosante, ar e agitá-los, em seguida, preencher as varizes e vasinhos através da seringa. Isso é revolucionário para a região”.

O Angiologista deve ser procurado quando a pessoa sentir: dores e cansaço nas pernas, inchaço, formigamento, sensação de peso, câimbra, dormência, queimação, coceira crônica e veias mais vermelhas e roxas que o normal.

Por fim Dr. Williamax alerta para as medidas preventivas como: evitar o sedentarismo, manter o peso ideal, controlar o diabetes e a pressão arterial, manter uma alimentação saudável e praticar exercício com regularidade.

 VITRINE DO CARIRI





FALA PARAÍBA BORGES NETO 

Comentários